Da Rádio Vaticano:
Mineração: as propostas da Igreja
Cidade do Vaticano (RV) – Neste espaço dedicado aos Direitos Humanos, hoje vamos falar de extrativismo – atividade em que o Brasil é campeão na América Latina.
Na verdade, desde os tempos coloniais, o Brasil transformou a mineração em um dos setores básicos da economia nacional e ainda hoje continua em forte expansão.
Na obtenção de matérias-primas, é utilizada por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes e petroquímica. O subsolo brasileiro, portanto, constitui um rico depósito mineral e consequentemente, uma rica fatia para a economia nacional e para interesses privados.
Atualmente, há um debate para atualizar o Código de Mineração, que foi publicado durante o regime militar. O projeto tramita na Câmara dos Deputados desde 2011.
Na Igreja brasileira, um dos especialistas do assunto é o Fr. Rodrigo Peret, que representa os franciscanos na Rede Igreja e Mineração.
Em entrevista à margem do encontro da Repam, Rede Eclesial Pan-amazônica, Fr. Rodrigo concedeu uma entrevista a Cristiane Murray, em que fala do neo-extrativismo, da sua incidência e da luta da Igreja neste setor. Ouça clicando acima.
No dia 03 de março, representantes da articulação Igrejas e Mineração entregaram ao Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, do Vaticano, a Declaração Final do II Encontro Latino Americano sobre Igrejas e Mineração; uma Carta ao Conselho Pontifício de Justiça e Paz, solicitando que esse conselho se reuna com representantes das vítimas da mineração na América Latina; e um documento com comentários sobre a declaração final do encontro de refleção Conselho Pontifício Justiça e Paz e Indústrias de Mineração. . Estava presente o Cardeal Claúdio Humes, presidente da Comissão para a Amazônia da CNBB, Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo e Presidente do Departamento Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano, também presentes Pe. Peter Hughes do CELAM, Luis Ventura pastoral indigenista missionária de Roraima, Mauricio Lópes secretario executivo da REPAM, Frei José Rozansky, Frei Rodrigo e Frei Fabio de Justiça, Paz e Integridade da Criação dos franciscanos.
Olá meu nome é Armando . Estou tentando entrar em contato com Frei Rodrigo Péret . Sou jornalista de Estados Unidos atualmente em Uberlândia e gostaria de falar com ele sobre seu trabalho com a economia verde e com as pessoas sem-teto .
ResponderExcluirVocê por acaso sabe como eu posso falar com ele, chamá-lo, ou entre em contato com ele? Meu email e armando2k7@gmail.com
Muito obrigado.