sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Santa Luzia, padroeira de Santa Luzia


Santa Luzia




Hoje, em vários países católicos comemora-se o dia de Santa Luzia. Uma cristã da região atualmente conhecida como Itália, que viveu no século IV, tendo sido perseguida até a morte por assumir publicamente a sua fé.
Especialmente aqui em MG, temos uma cidade cujo o nome do lugar é o mesmo da santa padroeira: Santa Luzia! Distante 27 km de Belo Horizonte, tem suas origens ligadas à expansão bandeirante no século XVIII e à exploração do ouro nas margens do rio das Velhas, que banha a cidade e seus arredores.



Conta a tradição oral, que um pescador cego, ainda no século XVIII, encontrou na areia às margens do rio uma imagem de Santa Luzia e que ao segurá-la passou a enxergar. A história se espalhou e chegou a Portugal, onde um militar de nome Pacheco Ribeiro, que havia ficado cego, fez uma promessa para a santa tendo voltado a enxergar.
Cumprindo a promessa, ele veio morar no arraial de Santa Luzia com sua família e ali mandou construir uma igreja matriz para abrigar a imagem da santa. Um templo barroco, com obras de grandes artistas da época, inclusive de Ataíde, o melhor dos pintores.




 Pena que parte dessa suntuosidade no lado externo tenha se perdido com o tempo, mas o seu interior ainda é barroco.




A partir daí, o lugar tornou-se um centro de peregrinações, uma cidade santuário que atraiu gente de grande poder e prestígio no passado. Todos os anos é realizada a trezena e uma grande festa que em pleno século XXI ainda movimenta a cidade. 







Padroeira da cidade
Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.
A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município. Chegando a Portugal a noticia dos milagres que estavam sendo operadas padroeira do Bom Retiro de Santa Luzia, o Sargento Mór Joaquim Pacheco Ribeiro, que estava desenganado pela ciência medica da sua Pátria, volta sua ultima esperança para o poder divino. Faz um voto à Santa milagrosa do sertão mineiro, pedindo-lhe a visão perdida. Como recebeu o milagre, o nobre filho da terra lusitana não duvidou em dar cumprimento ao voto que fizera e vem com suas filhas Ana Senhorinha, Angélica e Adriana, começando a construção do templo, onde hoje está a Matriz de Santa Luzia, localizada na Rua Direita, no Centro Histórico, em 13 de dezembro de 1758.
O ouro empregado em toda construção de decoração interna foi doado por Antônio Martins Gil e extraído no Rio das Velhas. O serviço de moldura de talha foi feito por Felipe Vieira e Francisco de Lima Cerqueira, que encheram de gloria a arte decorativa das Minas Gerais.




A comissão organizadora Jubileu de Santa Luzia com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza o evento mais popular da cidade. O principal acontecimento é trezena (missa em treze dias) em homenagem a padroeira Santa Luzia. No dia 13 de dezembro há procissão com a imagem. Durante a festa a réplica da Santa faz uma peregrinação em algumas casas da cidade (principais integrantes da paróquia, dependendo do festeiro).O festeiro é a família que organiza a festa junto com o Padre, esta família é sorteada dentro dos candidatos da paróquia. No fim da Festa há uma procissão, onde os fiéis acompanham uma carreta que leva a Santa original ornamentado com duzentas dúzias de rosas.

Data do Evento 13/12/2013
Data de termino do evento 15/12/2013
Promotor Paróquia de Santa Luzia / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Local do evento Igreja Matriz de Santa Luzia,Rua Direita e ruas do Centro Histórico
Endereço Rua Direita, s/nº - Centro Histórico

Vídeos sobre Santa Luzia 

Vídeo sobre a Cidade de Santa Luzia






























O município possui relevantes referências  culturais e é boa opção para conhecer mais sobre a história de Minas Gerais.
Alguns dos monumentos que formam o patrimônio de Santa Luzia são a Matriz Santuário de Santa Luzia, uma das mais visitadas, e também o Solar Teixeira da Costa onde hoje funciona o Museu Aurélio Dolabela. Também são pontos turísticos  o Solar da Baronesa, o Museu Sacro, a Capela do Senhor do Bonfim, a Capela do Hospital São João de Deus, a Igreja do Rosário e o Mosteiro de Macaúbas.
Cidade de Santa Luzia


Fonte:
 anabelajardim.blogspot.com.br
 encontrasantaluzia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário