sexta-feira, 11 de agosto de 2017

"O Aleijadinho revelado": revelações importantes da sua biografia

No dia do nascimento (29 de agosto) de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho , vou lembrar do livro " O Aleijadinho revelado " (2014) de Marcos Paulo de Souza Miranda.
O autor da obra é Promotor de Justiça e professor  de Direito do Patrimônio Cultural, que se dedica há mais de 20 anos à pesquisa da História  de Minas Gerais.
Este livro contribui para o melhor conhecimento sobre o nosso maior artista cultural,  através  de revelações importantes da sua biografia a partir de uma pesquisa criteriosa.

Conheça mais sobre o livro:



" Impossível se falar de arte colonial em Minas Gerais sem fazer menção  ao "Mestre Aleijadinho", que é  um dos personagens da história mineira mais explorados pela literatura que se formou acerca das coisas  e das gentes das Alterosas.

Paradoxalmente, a biografia de Antônio Francisco Lisboa ainda é permeada de muitas lacuna, apesar dos primeiros esforços para se descobrir detalhes sobre a vida do genial mulato se recusarem a meados do século COX, quando Rodrigo José Ferreira Bretas publicou "Traços biográficos relativos ao finado  Antônio Francisco Lisboa", distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho" no Correio Oficial de Minas.

Depois da obra de Rodrigo Bretas e dos notáveis esforço empreendidos  pelo Serviço  do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional  na primeira metade  do século XX, quase nenhum avanço  se verificou a respeito, apesar de terem proliferação obras sobre o assunto, mas limitando -se,  na imensa maioria das vezes, a citar os dados biográficos levantados preferentemente.

Não bastasse, a atenção dos pesquisadores que se dedicaram ao tema ao longo dos anos focou-se muito mais na produção artística de Aleijadinho do que na própria biografia do artista.

Entretanto, para melhor compreender as obras e os feitos do Mestre  Antônio Francisco Lisboa , torna-se imprescindível conhecer com maior profundidade o próprio homem, despido da aura de mito que lhe foi sendo conferida ao longo dos tempos.

Por meio da pesquisa, análise, confronto e interpretação de dados históricos e genealógicos fidedignos sobre Aleijadinho e sua família, está obra reúne elementos de valor para elucidar melhor quem foi  esse personagem, envolto em tantas lendas e rodeado de supostos mistérios. "

Na apresentação do livro Angelo Oswaldo de Araújo Santos, atualmente Secretário de Cultura de Minas Gerais afirma que o livro vem esclarecer pontos importantes da biografia de António Francisco Lisboa.
O historiador focaliza áreas de sombra somente então penetraram. Dados desconhecidos surpreenderão os estudiosos da vida e da obra do mestre, e clarificarão trechos de uma trajetória da qual restaram raros testemunhos documentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário