sábado, 24 de dezembro de 2016

O Sentido do Natal: o ensinamento do nascimento do menino Jesus

Deus quis inverter os valores do mundo, fazendo-se pequeno em uma estrebaria, pequeno com os pequenos e pobre com os pobres. O Menino Jesus nos ensina o que realmente é essencial na vida.

Ressalto, aqui, passagens de artigos escritos por quatro religiosos sobre o significado do nascimento do Menino Jesus

... se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o num coxo, porque não havia lugar para eles... (Lucas 2:6-7)


¨ Deus nos surpreende não pelo poder a modo dos grandes desse mundo, mas pela simplicidade, pela fraqueza, pela gratuidade indefesa de nascer menino. ¨ ( J. B. Libânio)

¨ Naquele Menino, Deus entrou em nossa história pela porta dos fundos. Não como filho de César ou do faraó. Mas de um carpinteiro e uma camponesa. Filho de uma família tão pobre que não encontrou lugar em Belém. Teve de nascer como um sem-terra, no cocho, lá onde se guardam animais. Quantas vezes Jesus não encontra lugar também no presépio do nosso coração! Este impregna-se de vaidade, ódio, prepotência, sem que haja lugar para o filho de Maria e José. O próprio Jesus adverte: ¨Felizes os que tem espírito de pobres. ¨ (Mt 5,3)
Celebrar a irrupção de Jesus é nos fazermos presentes ao outro, imagem e semelhança de Deus. Na medida que somos presentes a outras vidas, como dom gratuito, reatualizamos o verdadeiro sentido do Natal. ¨  (Frei Betto)

¨ Na Encarnação de Deus na história, no galileu de Nazaré, se misturam cotidianamente fé e política, sagrado e profano, pessoal e social, céu e terra. ¨ ( Frei Gilvander)

¨ Natal  se atualiza em gestos  de promover excluídos.
  Natal convoca e educa para construir igualdade.
  Natal é braço estendido, horizonte ampliado.
  Ao se promover amor e justiça anuncia-se o Natal.
  Natal nos mobiliza a fim de investir nossos dons.
  Natal se festeja ao aquecer relações fraternas. ¨ ( Frei Cláudio van Balen)


¨ ... se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o num coxo, porque não havia lugar para eles... (Lucas 2:6-7)
 ...não havia lugar ...
  O menino está entre nós, sem teto.
  São muitos ... com suas famílias acampadas, pois não há lugar para elas.
  Desejo a você um Natal Solidário e um ano novo cheio de Justiça e a Paz! (Frei Rodrigo Péret)

¨ Natal é nascimento, renascimento. Vamos nos comprometer ... para que brote e prevaleça a vida. Que neste Natal não esperemos presentes, mas que nos façamos presentes lá onde se luta pela vida. ¨  (Frei Rodrigo Péret)  


Fontes:

Natal, por J. B. Libânio pensaeaiblogspot.com.br/2013/12/natal-por-j-b-libanio

Receita de Natal, por Frei Betto pensaeaiblogspot/2014/12/receita-de-natal-por-frei-betto

Natal: O Divino entre Nós.Frei Gilvander pensaeai.blogspot.com.br/2014/12/natal=o-divino

Natal, hoje e sempre: Frei Cláudio van Balen pensaeai.blogspot.com.br/2015/12/natal-hoje-e-sempre

Feliz Natal com Solidariedade, Justiça e Paz!!! Frei Rodrigo Péret  www.falachico.org/2013/12/ feliz-natal-com-solidariedade

Natal dos despercebidos. Frei Rodrigo Péret www.falachico.org/2011/12/natal-dos-despercebidos


Nenhum comentário:

Postar um comentário