segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Celebrar a alegria do Natal - Deus em Nós, por Frei Cláudio van Balen


¨...que Deus seja por nós acolhido em tudo que fazemossofremos e celebramos...Nossa missão confirme muitos no bem-viver. Sigamos no caminho de abençoada convivência..
Pessoa de fé confirma outros.Endireitar caminhos é investir na convivência.
Agradam a Deus nossos encontros de alegre confraternização.

¨Na construção da paz, nossa presença faz a diferença. Mãos à obra.¨ 



Frei Cláudio Van Balen
Boletim da Missa das 11:00 horas, do dia 11 de dezembro de 2016
Igreja do Carmo





ALEGRIA DA CELEBRAÇÃO NATALINA

3º Dom. – Advento / 2016
(1) RITO INICIAL
Irmãs e irmãos, a mensagem de hoje é que Deus seja por nós acolhido em tudo que fazemos, sofremos e celebramos. Sua presença nos inspira e anima parar darmos boa qualidade à vida. Em nome do Pai... Amém. Graças a nós, a vida se renova. Nossa missão confirme muitos no bem-viver. Sigamos no caminho de abençoada convivência..


(2) NOSSA RECONCILIAÇÃO
A cooperação de todos fortalece nossa missão. O que diariamente doamos, vale mais que tudo. DOAÇÃO, às vezes, priorizei o ter; piedade, serei generoso. Pessoa de fé confirma outros. Pessimismo nos faz retroceder. IDEAL, não fui solidário; piedade, irradiarei confiança. Endireitar caminhos é investir na convivência. Prender-se a desencanto, é cultivar desânimo. MOTIVAÇÃO, apeguei-me ao passado; piedade, serei criativo. Irmãos, frágeis e inconstantes, acolhamos a graça e deixemo-nos envolver pelo perdão – em nome do Pai... Deus seja louvado! Construtores de algo novo. Sejamos benfeitores!

(3) - LITURGIA DA PALAVRA
Leitura do livro do profeta Isaías: 35,1-6.10)
Alegrem-se o deserto e a terra seca; o campo floresça e se revista de vida nova. Ao transbordar de contentamento, lhe será dada a beleza do Monte Carmelo. Todos veremos a grandeza de nosso Deus. Digam aos corações desanimados: «Sejam fortes! Não tenham medo! Acolham o Deus de vocês; ele vem para fazer justiça e para todos». Cegos enxergarão, abrir-se-ão os ouvidos de surdos; aleijados saltarão de alegria, a língua do mudo cantará, porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca. Cantando, todos voltarão para Sião, em uma alegria sem fim, sem tristeza e sem lágrimas. PALAVRA DO SENHOR!

O Deus da Alegria está convosco...
Anúncio da Boa Nova segundo a comunidade de Mateus: 11, 2 -11
João estava na prisão. Ao ouvir o que Jesus fazia, enviou-lhe alguns discípulos para lhe perguntar: «És tu aquele que de vir ou devemos esperar outroJesus respondeu: «Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia. Feliz quem não se escandaliza por causa de mim!» Os discípulos de João partiram, e Jesus falava a respeito dele: «O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, o que foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Os de roupas finas moram em palácios. Vocês, o que foram ver? Um profeta? Eu lhes afirmo que sim, e mais do que um profeta. É de João que a Escritura diz: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o caminho diante de ti’. Garanto a vocês: de todos que nasceram, nenhum foi maior do que João Batista. No entanto, no Reino do Céu o menor vale tanto quanto o maior. PALAVRAS DE SALVAÇÃO!

HOMILIA - CREIO
Oremos: . . . Deus Inovador, em clima de fé e esperança, acolhemos a Salvação. Vossa presença renove nossa alegria de conviver e de transformar. Sejamos luz. Por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém

VIVÊNCIA CRISTÃ
Alegres professamos a Fé -
Testemunhamos Salvação.
Confiamos em Deus -
Nele, nos alegramos!
Nos passos de Jesus -
Somos solidários.
Encorajados pelo Espírito -
Harmonizamos relações.
Generosos em cidadania -
Construímos a paz.
Rejuvenescemos a Igreja -
Comunhão-participação.

(3) - OFERTÓRIO
Oremos.. Agradam a Deus nossos encontros de alegre confraternização. Oferta de hoje: Fé e Esperança na alegria de conviver. Inspirados na prática do bem. Por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém

(4) - LOUVOR
Deus-Fonte de alegria está conosco... Corações ao alto.. Demos graças... Crer em Deus leva-nos a louvar pela Fé, que nos anima, por sementes de paz na História. Louvor a Deus! Em pessoas e eventos, Deus se manifesta. Cultivemos gratidão! Como a chuva irriga a terra, a esperança marca nosso viver. Louvemos. Algo novo se anuncia, solidariedade confraterniza. Colaboremos. Notícia boa: tantos inspiram novo ânimo. Bendigamos. A paz nos invade e nos faz renascer. Testemunhemos gratidão! Unidos a irmãos no Céu e na terra, cantemos louvores. – S a n t o . . .

(6) Rito da Comunhão - ORAÇÃO FINAL
Deus-Amor, enriquecidos pela Eucaristia, nos dispomos para a grande Festa que há de inspirar a Humanidade. Semearemos alegria. Oremos: ... Seja esta a bênção para todos: irradiar A Boa Notícia e tornar o tempo abençoado. É o que pedimos - em nome do pai... Amém. Na construção da paz, nossa presença faz a diferença. Mãos à obra. Estamos às ordens. Irradiemos alegria!

A L E G R I A N A T A L I N A

Entre amigos, alguém perguntou ao mais idoso: “Diga-me como faço para viver alegre em meio a tantos problemas e desafios?” O colega escutou e pensou... Respondeu pausadamente: “Observa as flores e repara bem como procedem. Podem ser lírios”. Não temem nascer no esterco; conseguem ser puras, irradiando ainda suave perfume.

Extraem de sobras, e até do adubo, tudo que lhes é útil e saudável. Não deixam que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. Da mesma forma, se tuas limitações, às vezes te incomodam, não convém que defeitos alheios te privem de alegria. O Deus que em ti habita é o sol que te ilumina, a chuva que te abençoa e o vento que renova tua energia“.

O mais jovem insistiu: “Quer dizer que, tratando-se de defeitos alheios, não há razão para me aborrecer?” O amigo: “Do imperfeito ao redor de ti, poderás colher algo positivo. Isto é uma fonte de aprendiazagem, de virtude e de paz. Lembra-te: “Tudo que é recebido, se adapta ao recipiente”.

A alegria de ser – única felicidade duradoura – não chega a nós por nada e por ninguém. É fruto de uma sabedoria de quem se reconhece envolvido por um mistério que nos é oferecido, cada dia de novo através de tudo que nos acontece. A única condição é que nos soltemos interiormente. A alegria emana do Deus em nós.
- = -

Frei Cláudio van Balen

Nenhum comentário:

Postar um comentário