segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CELEBRAR BONS TRATOS A SOFREDORES, por Frei Cláudio van Balen

¨Viver é abrir horizontes e confraternizar as relações.
Pessoa sábia não avalia por boatos e aparências. Agentes irresponsáveis vão na onda da leviandade...  Vinculada a Deus, toda pessoa é portadora de dignidade. Baixa auto-estima carece de bom trato com piedosa acolhida... Comunidade a serviço da paz, não admite preconceitos.
Solidários em atitudes no respeito a diferenças.¨

¨Cresçamos na arte de dialogar e nos confraternizemos nas diferenças.¨


Frei Cláudio Van Ballen
Boletim da Missa das 11:00 horas, do dia 04 de dezembro de 2016
Igreja do Carmo


CELEBRAR BONS TRATOS A SOFREDORES.
2º DOM. – ADVENTO / 2016
(1) RITO INICIAL
Irmãs e irmãos, viver é abrir horizontes e confraternizar as relações. Contamos com a nobreza de coração de todos - em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém! Retidão em nosso comportamento.; Nesta celebração, avivamos nosso encontro com Deus - harmonia no conviver. Boa oportunidade para avaliar problemas que nos desafiam.

(2)ATO DE RECONCILIAÇÃO

Pessoa sábia não avalia por boatos e aparências. Agentes irresponsáveis vão na onda da leviandade. COMPAIXÃO, piedade! O respeito me conduzirá. Vinculada a Deus, toda pessoa é portadora de dignidade. Baixa auto-estima carece de bom trato com piedosa acolhida. SABEDORIA, piedade! Serei compreensivo. Comunidade a serviço da paz, não admite preconceitos. Amantes da justiça, procedemos com retidão. INOVAÇÃO, piedade! Hei de irradiar amor. Alegres acolhamos Deus que perdoa; por sua bondade renovemos o conviver. Nossa responsabilidade: mediadores da clemência divina. Nobreza marque nossas palavras e gestos. Oremos: Deus-Amor, abençoados vivamos com bom-senso e jovialidade. Solidários em atitudes no respeito a diferenças.
-
(3 ) LITURGIA DA PALAVRA
Leitura do profeta Isaías –11,1-10
Do tronco que é meu povo sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes. Sobre ele pousará o Espírito Divino - espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e respeito. Ele não julgará por aparências, nem dará a sentença por ouvir dizer. Julgará fracos com justiça, dará sentenças corretas aos pobres. Ele ferirá o violento com o cetro de sua boca, e eliminará o ímpio com o sopro de seus lábios. A justiça é a correia de sua cintura, a fidelidade é sua marca. O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará. Ninguém agirá mal nem provocará destruição, pois a terra estará cheia do respeito a Deus, como as águas enchem o mar. Então, meu povo se erguerá como bandeira para outros povos; para ele correrão as nações, e seu testemunho será admirável. PALAVRA DO SENHOR!


Deus-Amor está conosco...
Proclamação da Boa Nova segundo as comunidades de Mateus – 3, 1-12

João Batista apareceu, pregando no deserto da Judéia: «Mudai vosso modo de pensar e agir, porque o Reino do Céu está próximo.» João usava roupa feita de pêlos de camelo e uma cintura de couro; comia gafanhotos e mel silvestre. Pessoas de toda a Judéia e dos lugares, em torno do rio Jordão, iam ao encontro de João. Reconheciam os próprios erros, e ele os batizava no rio Jordão. Quando viu muitos fariseus e saduceus, vindo para o batismo, ele disse: «Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que virá? Façam coisas que provem que vocês se converteram. Não pensem que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. O machado está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte que eu; nem sou digno de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito e com fogoPALAVRAS DE SALVAÇÃO!

HOMILIA - CREIO
Oremos... Seja a doação a riqueza de nosso conviver, haja paz onde nós estivermos.
Cresçamos na arte de dialogar e nos confraternizemos nas diferenças.
Muitos se unem a nós / no esforço de promover o bem comum.
Por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amem


VIVÊNCIA CRISTÃ

DEUS é bondade –
União traz respeito.
JESUS testemunhou –
Vida fraterna.
O ESPÍRITO conduz –
Une e pacifica.
SABEDORIA é vigor-
Ampara e alegra.
INTELIGÊNCIA é rica –
Orienta e conduz.
JUSTIÇA liberta –
Traz bem-estar.

(4) OFERTÓRIO
Oremos... Agrada a Deus o bem-querer na família, presença amiga em comunidades. Produz união em tudo que fazemos - filhos e irmãos. Generosidade na prática do bem. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

(5) LOUVOR
Deus-Libertador está conosco... Corações ao alto... Demos graças... No mistério da vida banhada por salvação, enxergamos o divino, que enriquece nossos caminhos. É oportuno louvar e bendizer. Tantos buscam renovação, dando sentido à fé. Graça divina nos confraterniza. Damos boa qualidade as relações. Serviços beneficiam irmãos. Famílias e comunidades correspondem. Gestos nobres se multiplicam e o poder é questionado. Nosso viver seja louvor para Deus. Dons partilhados enriquecem a convivência. Gratos esperançosos proclamamos:
SANTO...

(7) RITO DA COMUNHÃO - ORAÇÃO FINAL
O Pão e a Palavra que partilhamos, sejam sustento em nossa caminhada. Enriquecidos por dádivas, seremos pessoas de sabedoria. Oremos... Seja esta a bênção de Deus para todos: disposição para o trabalho e alegre gratidão pelas dádivas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Abençoados e em paz estaremos atentos. Mãos à obra.! Conte conosco!


- =. = .= .= -
Nossa presença, com entusiasmo, moverá corações substituindo indiferença por entusiasta colaboração. E eis que de corações empedernidos,
surgirão colaboradores. Aumentará o número dos que produzem bons frutos, tornando-se também cidadãos exemplares em benefício do bem- comum. Eis que um “novo batismo” nos fará colher vida de qualidade.

SOLIDARIEDADE FECUNDA – CONVIVÊNCIA IDEAL.

Em nossos caminhos, há bifurcações com apelos variados. A escolha é limitada, o dever muito envolvente. Abre-se para cada pessoa uma rede ampla, exigindo esforço e tempo. Não basta que prioridades se imponham; apelos se fazem insistentes e o objetivo exige dedicação, partilha e fecunda cooperação. O vento sopra em tantas direções!

Atender a tantos necessitados? Haja sabedoria, tempo e dedicação a servirem ao bem comum e de forma criativa e transformadora. Já não bastam palavras e gestos, por mais boa vontade que manifestemos. Prioritários são bom senso e solidariedade com amparo a carentes e bom humor para todos que de nós se aproximam em uma carência.

Frente ao desafio do Evangelho, podemos contar com o dinamismo do Espírito. Resta deixá-lo solto em nosso íntimo, e o sentiremos como uma correia que nos faz abastecer de novas energias. Nada se fará obstáculo para mostrarmo-nos fieis ao apelos que nos mobilizam. E eis que muitos se erguerão de sua fragilidade, substituindo abandono por solidariedade.

Nossa presença, com entusiasmo, moverá corações substituindo indiferença por entusiasta colaboração. E eis que de corações empedernidos,surgirão colaboradores. Aumentará o número dos que produzem bons frutos, tornando-se cidadãos exemplares em benefício do bem- comum. Eis que um “novo batismo” nos fará colher vida de qualidade.

============
Frei Cláudio van Balen


Convite: No próximo dia 11/12, Manhã de Reflexão com Frei Cláudio. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário