" Os docentes e pesquisadores, em geral, não são formados para pensar o trabalho em equipe, o trabalho interdisciplinar, nem para articular a discussão técnica e gerencial à discussão sobre as diferenças, a democracia, o direito à saúde, à produção de subjetividade e a lógica das políticas públicas de saúde.
A formação mais tradicional enfatiza o diagnóstico e tratamento de doenças, pensadas nelas mesma, num modelo centrado no médico, nos hospitais e na medicalização."
É importante a qualificação da formação dos profissionais que irão ingressar no SUS, mas também do corpo técnico que já atua no SUS, enfatizando o conceito de Clínica Ampliada e exigindo novas posturas dos trabalhadores.
Um dos debates importantíssimos de se destacar é o que coloca a formação como uma das estratégias vitais para a qualificação da atenção à saúde e da gestão no SUS, e também para a sustentabilidade do sistema.
A formação profissional tem sido um dos constantes desafios colocados para o SUS.
A formação para o SUS tem hoje muitos pontos a serem fortalecidos. A PNH - Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, tem interferido neste cenário buscando aproximar as realidades e propor modos inovadores de enfrentá-las.
Este é o foco do debate no programa EspaSUS - Tema: Formação para o SUS, em 3 partes.
Assista clicando abaixo:
Formação para o SUS - 1/3 - YouTube
- www.youtube.com/watch?v=4GRnpvlkPG827 de jan de 2015 - Vídeo enviado por Rede TVTA formação profissional tem sido um dos constantes desafios colocados para o SUS. ... EspaSUS: Formação para o SUS - 1/3. Rede TVT.
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