Há exatos 45 anos, o Atlético escrevia uma página especial de sua história com a vitória por 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira que se tornaria tricampeão mundial um ano mais tarde, no México.
Diante de 71.432 pagantes no Mineirão, o Galo venceu com gols de Amauri Horta e Dario, com Pelé descontando para a equipe canarinho.
Apelidada de “Feras de Saldanha”, a Seleção Brasileira vinha de grande campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo com seis jogos e seis vitórias, 23 gols marcados e apenas dois sofridos.
O Atlético atuou com uniforme da Seleção Mineira, por exigência da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
O Atlético atuou com uniforme da Seleção Mineira, por exigência da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Na matéria ouça o áudio da transmissão pelo rádio e veja o vídeo do Canal100.
Um resultado histórico, que para sempre será lembrado pelos torcedores do Galo.
- Ouça o áudio da transmissão pelo rádio
Atlético venceu a Seleção Brasileira, no Mineirão, por 2 a 1; veja fotos da partida |
O Mineirão viveu uma de suas noites mágicas em 3 de setembro de 1969. Em campo, para um amistoso, a Seleção Brasileira enfrentaria um clube mineiro.
Na ocasião, as "Feras de Saldanha", como a Seleção era conhecida, vinham de ótimos resultados. Nas Eliminatórias para o Mundial, foram seis jogos e seis vitórias, com 23 gols marcados e apenas dois sofridos. O Atlético, por sua vez, também vivia bom momento técnico, com a formação da base campeã do Brasileiro de 1971.
Para muitos que assistiram e participaram, o jogo de caráter amistoso tornou-se um dos mais importantes da história do estádio. “Foi o dia em que o Galo ganhou da melhor seleção de todos os tempos”, resume o ex-atacante do Atlético Dario.
Baideirão do Atlético no gramado |
“Acabei com a partida. Sabia que na minha casa não tinha seleção que ganhasse de mim. E olha que era a melhor seleção da história, talvez nunca tenha uma com essa qualidade”, observa o ex-atacante.
Dario considera essa como a mais significativa partida da sua carreira. “A vitória sobre a Seleção Brasileira, com todo respeito que tenho ao jogo do Maracanã que nos deu o título Brasileiro em 1971, é a mais valiosa porque me deu um status que eu não tinha”, destaca.
Após a vitória do Galo, o presidente Médici viria a público exaltar o bom momento do atacante do Atlético. Saldanha, que era comunista, rebateu dizendo que o presidente deveria se preocupar com os ministérios enquanto ele escalava a Seleção Brasileira. Pouco tempo depois, Saldanha seria demitido, e Zagallo assumiria o selecionado que se tornaria tricampeão mundial em 1970 com Dario no elenco.
ATLÉTICO 2 X 1 SELEÇÃO BRASILEIRA
Atlético: Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich
Seleção Brasileira:
Motivo: Amistoso
Estádio: Mineirão
Data: 3 de setembro de 1969
Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ)
Público: 71.533
Gols: Amauri (42) e Dario (65) para o Atlético; Pelé (50) marcou para a Seleção Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário