O objetivo é retratar a história do então Mercado Municipal, hoje Mercado Central, desde suas origens em 1900.
Redação: PBH
Redação: PBH
Exposição retrata história do Mercado Central de BH
O Mercado Central abre para o público a partir desta quarta-feira a exposição “Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos”, com objetos, imagens fotográficas e produtos que retratam a história do Mercado Municipal desde suas origens. A exposição fica em cartaz no espaço cultural do Mercado Central, localizado junto ao estacionamento, até o dia 6 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
A exposição tem curadoria do historiador Osias Ribeiro e marca o início das comemorações de aniversário do Mercado Central, que completa 85 anos no próximo domingo (7). O objetivo é retratar a história do então Mercado Municipal, hoje Mercado Central, desde suas origens em 1900 onde hoje funciona a rodoviária da capital. Trata-se de uma exposição de objetos, fotografias e produtos que reproduzem o Mercado Municipal da época.
Para Yuri Mello Mesquita, diretor do Arquivo Público da Cidade, a preservação e o
“A parceria com o Mercado Central faz parte da expansão da atuação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte não só na PBH, mas também na cidade. Por meio da futura parceria, recolheremos a documentação histórica do Mercado para que ela seja preservada e disponibilizada aos cidadãos no APCBH. Os belo-horizontinos terão à sua disposição acervo riquíssimo que conta a história de um dos marcos da capital mineira”, concluí Yuri.
O Mercado Central, fundado em 1929, na gestão do Prefeito Cristiano Machado, pertenceu à municipalidade até 1965. Nesse período, foi muito importante para o abastecimento da cidade de Belo Horizonte. Depois de sua privatização, o Mercado tornou-se cada vez mais referência para a capital mineira.
Do G1:
A partir desta quarta-feira (3), quem visitar o Mercado Central vai poder conhecer melhor a história de um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte.
O espaço está recebendo uma exposição que conta a trajetória dos 85 anos do local.
A inauguração do Mercado Central aconteceu no dia 7 de setembro de 1929. Ao longo do tempo, o espaço se consagrou como um importante ponto comercial.
No início, a prefeitura administrava o espaço, mas em 1960, ela decidiu vender o mercado em um leilão e ele foi arrematado pelos próprios comerciantes.
Atualmente são 400 lojas. Mais de um milhão de pessoas passam pelo local, segundo a administração.
A exposição está em cartaz no segundo andar do Mercado Central, no centro de Belo Horizonte
-----------
Mercado Central de Belo Horizonte - YouTube
www.youtube.com/watch?v=c_KMbJY2Ar8
15/11/2008 -
Documentário sobre o Mercado Central, um dos pontos turísticos mais conhecidos e mais tradicionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário