A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte.
Assista aos vídeos e conheça um pouco do Museu Muquifu:
O programa Religare (TV Horizonte/PUC Minas) apresenta a visita realizada ao MUQUIFU (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos), no aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte. A equipe do Programa foi recebida pelo Padre Mauro Silva, idealizador, diretor e curador do museu. O MUQUIFU consiste em um espaço artístico e histórico que preserva a memória cultural dos que vivem na periferia dos centros urbanos. Pe. Mauro Silva pretende tornar o museu uma fonte de pesquisa sobre o modo de vida das comunidades que vivem em aglomerados e discutir a situação desta população.
Nossa proposta é discutir com a cidade a presença africana na formação da cultura brasileira, além da importância de se criar meios para que os moradores das favelas se tornem protagonistas das ações de tutela e preservação do seu patrimônio. As atuais exposições servem de referência para discutir as razões que irão levar ao desaparecimento das vilas Esperança e São Bento, duas das cinco comunidades que compõem o Aglomerado Santa Lúcia.
Em cartaz no Muquifu:
- Doméstica, da Escravidão à Extinção
- Esperança, a vila que nunca existiu - Jorge Quintão
- Janelas, Histórias e Memórias em Extinção - Marco Mendes
- Meu olhar sobre a favela - Fabiano Valentino
- Meu reino sem folia - Bianca Sá
- Muro, o lado de cá - Jorge Quintão
Assista aqui os vídeos do programa e conheça o Museu Muquifu:
Parte 1: http://youtu.be/1WkQPut2CbM
Parte 2: http://youtu.be/D01u_0KcWJ0
Foto: Marco Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário