domingo, 5 de janeiro de 2014

Em 1950 um feito histórico do Atlético nos gramados gelados da europa




A volta dos Campeões do Gelo atraíram milhares de torcedores





Vamos resgatar um feito histórico do Atlético-MG ocorrido em 1950, e que está marcado até mesmo no hino oficial do clube. Jogando em terras estrangeiras e geladas, o alvinegro mineiro tornou-se o "campeão do gelo", façanha cantada com orgulho pelos torcedores atleticanos.






Em 1950, o alvinegro mineiro foi a primeira equipe do Brasil a viajar para realizar um torneio na Europa, contra adversários tradicionais e temidos, enfrentando times como Munique 1860, Hamburgo, Werder Bremen, Schalke 04, todos da Alemanha, além de clubes da Áustria, Bélgica, França e um combinado de Luxemburgo.

Curiosamente, o alvinegro mineiro não foi a primeira equipe convidada a participar da excursão. Entretanto, foi a única a aceitar viajar para países que viviam momentos difíceis e de reconstrução, cinco anos após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A excursão europeia, que tomou ares épicos pelas condições adversas enfrentadas, aconteceu de 1º de novembro a 7 de dezembro daquele ano, e foi batizada como campeonato de inverno, por causa da época do ano e das baixas temperaturas. Os países pelos quais o esquadrão alvinegro passou foram Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França.

Além da força das equipes europeias, o Atlético enfrentou o forte frio como obstáculo. As partidas aconteceram em gramados cobertos por camadas de gelo, situação que batizou o alvinegro mineiro de 'campeão do gelo'. Temperaturas como 12 e 15 graus negativos fizeram parte do dia a dia de treinos e jogos do time atleticano.

"Lembro de ouvir relatos na época, de que os jogadores tinham de procurar formas para se esquentar, pois os pés ficavam quase congelados, as mãos. Os membros do Atlético esquentavam água para ajudar a evitar os problemas do forte frio", contou o engenheiro aposentado Sebastião Garcia Silva, 75 anos, torcedor atleticano e que tinha 12 anos na ocasião.

O clube alvinegro estava pouco preparado para enfrentar o frio intenso que enfrentou na excursão. O grupo viajou com o uniforme que usava no Brasil, de algodão. Para tentar amenizar o clima adverso, os atletas passaram a jogar com agasalhos, mais de um par de meia e luvas de lã, artigos adquiridos na Europa.

Lutar, Lutar, Lutar Pelos gramados do mundo pra vencer Clube Atlético Mineiro Uma vez até morrer. Nós somos Campeões do Gelo O nosso time é imortal Nós somos Campeões dos Campeões Somos o orgulho do esporte nacional
TRECHO DO HINO DO ATLÉTICO-MG AUTOR VICENTE MOTTA
 
Além das temperaturas baixas, os jogadores atleticanos conviveram ao longo da excursão, com boa presença de torcedores, que ainda viviam com temor da guerra, gramados em diferentes estados, como no duelo contra o Schalke 04, na Prússia, aonde o campo não possuía grama, com os atletas jogando em um campo de terra.

Foi contra o Stade Français que o Atlético se sentiu mais em casa, mesmo com o frio intenso na França. Ao entrarem em campo, os jogadores logo escutaram o barulho de baterias músicas de samba e marchas de carnaval, tocado por estudantes brasileiros. O Atlético venceu por 2 a 1.

A campanha atleticana foi vitoriosa. Ao todo, foram dez jogos em pouco mais de 30 dias. O time mineiro venceu seis vezes, tendo o triunfo sobre o Hamburgo, por 4 a 0, como a maior goleada, duas derrotas, para o Werder Bremen e Rapid Viena e dois empates, com a seleção de Luxemburgo e Eintracht Braunschweig.

"O Atlético viajou desacreditado, muitos achavam que era loucura viajar para a Alemanha naquela época. Para muitos, o time iria apenas passear, ninguém acreditava em um sucesso do time, que era pouco conhecido", comentou Sebastião Silva.

Kafunga, Mão de Onça; Afonso, Osvaldo, Juca, Moreno, Vicente, Zé do Monte, Haroldo, Barbatana, Vicente Perez e Márcio; Lucas, Lauro, Zezinho, Alvinho, Nívio, Vavá, Murilinho e Vaguinho participaram da excursão e dos jogos nos cinco países diferentes. Os artilheiros do time foram Vaguinho e Lucas, com 6 gols cada um. Vavá é o único dos 'heróis' atleticanos da campanha no gelo que está vivo.





Os times contra os quais jogaram foram: Munique 1860; Hamburgo; Werder Bremen; Schalke 04; Sarbrucken; Eintrcht Braunschweig (todos times alemães, que compõem hoje a conceituada e competitiva Liga Alemã de Futebol); Rapid Vienna (o mais popular time de futebol da Áustria); Anderlecht (Bélgica); Seleção de Luxemburgo (Luxemburgo); Stade Français, que posteriormente se uniu ao Racing Paris (em Paris). No total, foram 10 jogos realizados, 6 vitórias, 2 derrotas e 2 empates. Gols a favor 24 e 18 contra, com saldo positivo de 6 gols.
 
A recepção mais calorosa aos jogadores alvinegros veio dos alemães e sua torcida, que a cada jogo, admirada com o entusiasmante futebol jogado pelo time do Galo, lhes ofereciam jantares e festas noite adentro. Mesmo em uma Europa em crise pós-guerra e os estádios de futebol em precárias condições, todos os jogos eram assistidos por um número expressivo de torcedores, sedentos por ver o belo futebol praticado por aquele time galante, que por onde passava ganhava fama e atraía maior número de admiradores. Alguns jogos chegaram a ter 30 mil espectadores, façanha admirável até os dias atuais. Desde então Borussia Dortmund e Bayern de Munique são times irmãos do Atlético Mineiro.
 
 Ao final do campeonato, o Presidente da Federação de Futebol Alemão entregou ao chefe da delegação atleticana, Domingos D’Ângelo, e ao capitão do Clube Atlético Mineiro, Zé do Monte, a taça de Campeão de Inverno, que para nós se tornou a taça do “Campeão do Gelo”, como cantamos em nosso hino. E até hoje ela se encontra lá, dentre outras tantas, na Sede de Lourdes a nos lembrar dos tantos feitos memoráveis de nosso glorioso e amado time. E, por mais que debochem e queiram desvalorizar esta façanha monumental alvinegra, que merece ser, sim, honrada em nosso hino e nos anais da nossa história, temos que nos orgulhar de um dia, essas personagens históricas que marcaram o nosso futebol e apresentaram ao mundo esse majestoso time das Alterosas, não temeram o inverno glacial ou os clubes europeus de “maior expressão” à época, mas tiveram a dignidade, raça, amor e respeito para com a camisa que vestiram e demonstraram que aqui é Galo, o time que desconhece a palavra impossível, na sua trajetória histórica!

A Delegação
Delegação
Goleiros Defensores Meias Atacantes Comissão Técnica
Kafunga Afonso Barbatana Alvinho Ricardo Diez - Técnico
Mão de Onça Juca Haroldo Lucas Dr. Abdo Arges - Médico
Márcio Pulit Lauro Murilinho Dr. Domingos Dângelo - Chefe da Embaixada
Moreno Zé do Monte Nívio Sra. Celeste - Esposa do Chefe da Embaixada
Oswaldo Vaguinho Francisco Américo - Jornalista dos Diários Associados
Vicente Peres Vavá Teodora Breickport - Intérprete
Zezinho

Curiosidades
  • Nota-se que não embarcaram massagista, tampouco roupeiro para a excursão na Europa. A delegação só poderia contar com 23 pessoas;
  • Ubaldo, um dos titulares alvinegros, não viajou com o clube para a Europa pois naquela época ele prestava Serviço Militar, no Exército;
  • Junto da delegação alvinegra embarcaram também 2 jornalistas para fazerem a cobertura dos jogos. Um deles pertencia ao jornal Estado de Minas.

Jogos
Número da Partida Partidas
Data Time 1 Placar Time 2 Local
195034 01/11/1950 Munich 1860-ALE 3 x 4 Atlético Munique (Alemanha)
195035 04/11/1950 Hamburgo-ALE 0 x 4 Atlético Hamburgo (Alemanha)
195036 05/11/1950 Werder Bremen-ALE 3 x 1 Atlético Bremen (Alemanha)
195037 12/11/1950 Schalke 04-ALE 1 x 3 Atlético Gelsenkirchen (Alemanha)
195038 16/11/1950 Rapid Viena-AUT 3 x 0 Atlético Viena (Áustria)
195039 20/11/1950 Saarbrücken-ALE 0 x 2 Atlético Saarbrücken
195040 22/11/1950 Anderlecht-BEL 1 x 2 Atlético Bruxelas (Bélgica)
195041 26/11/1950 Eintracht Braunschweig-ALE 3 x 3 Atlético Braunschweig (Alemanha)
195042 05/12/1950 Seleção de Luxemburgo 3 x 3 Atlético Luxemburgo (Luxemburgo)
195043 07/12/1950 Stade Français-FRA 1 x 2 Atlético Paris (França)
Vitória
Empate
Derrota

A Campanha

Retrospecto
Jogos V E D GP GC SG
Atlético 10 6 2 2 24 18 +6

Os Artilheiros

Bola de Futebol.png Gols
Artilheiro(s)
6 Lucas
Nívio
Vaguinho
3 Alvinho
2 Lauro
1 Murilinho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário