sábado, 19 de abril de 2014

Morre Luciano do Valle: o show do esporte

Hoje jovens de 15, 16 anos curtem o esporte acompanhando, principalmente, pela TV fechada (premier, sportv, espn e agora pela fox). Mas na década de 80 e ínicio de 90, Luciano do Valle inovou com um projeto de esporte durante 11 horas, aos domingos, na tv aberta (tv bandeirantes). Era o Show do Esporte, que apresentava várias modalidades esportivas: futebol, basquete, automobilismo, tênis, box e até sinuca. E durante a semana exibia várias modalidades esportivas. E a emissora ficou conhecida como o Canal do Esporte.
E conseguiu neste período formar uma grande equipe esportiva. Na Copa de 94,por exemplo, comandava uma equipe que tinha como comentaristas: Tostão, Rivelino, Gerson, Mário Sérgio, além de Juarez Soares.
Formou a Seleção Brasileira de Masters: ex-jogadores famosos voltaram a jogar (até Pelé participou) . Ele foi o técnico desta seleção que participou de torneios internacionais com outras seleções na mesma categoria.
A sua emoção era marcante nas narrações esportivas.

brasil247.com : 
Com legado de transmissões memoráveis, entusiasmo a toda prova e criações bem sucedidas no esporte brasileiro, morte de Luciano do Valle tira da Copa do Mundo no Brasil voz querida de todo público; do futebol à fórmula indy, passando por basquete, vôlei, boxe e todos os esportes olímpicos, nos últimos 50 anos ele popularizou modalidades, definiu ídolos e consagrou nomes como Rainha Hortência, Magic Paula ou Adílson 'Maguila' Rodrigues; no futebol, entristeceu-se como todos na tragédia do Sarriá, quando o time de Telê Santana perdeu para a Itália de Paolo Rossi; Luciano era um narrador humano, um empresário de visão e um desportista eclético

Leia a reportagem do Hoje em Dia e coloquei o vídeo do jogo Brasil x Escócia, Copa de 82 e relembre sua narração - destaque para a vibração no gol do Éder: gol de gênio, de gênio...

Hoje em dia:
O narrador esportivo Luciano do Valle, 66 anos, faleceu neste sábado (19 de abril) após passar mal durante uma viagem de avião para Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. As causas ainda não foram esclarecidas, mas acredita-se que ele tenha sofrido um infarto durante o voo. Ele ira narrar o jogo entre Atlético e Corinthians, no Parque do Sabiá.

Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Transformou a emissora em Canal do Esporte. Além de se especializar na narração do futebol, foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. Sua importância foi tão grande que ganhou o apelido de Luciano do Vôlei.

Referência no jornalismo

Inspirando muitos jornalistas, Luciano do Valle narrou copas do mundo, olímpiadas e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão, como Rede Globo, Record e Rede Bandeirantes. Foi locutor de Fórmula 1 e, na Band, transmitiu a fase áurea de Emerson Fittipaldi nessa categoria, que o transformou em um ídolo do esporte brasileiro.

Relembre a narração do Luciano do Valle ( a emoção dos gols na Copa de 82 )  

Brasil 4x1 Escócia - Copa 1982 (World Cup 1982 Spain ...



Depois que saiu da Rede Globo no início dos anos 80, mais precisamente após à Copa de 1982, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela Rede Record.


Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como Bernard, William, Montanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro. Depois promoveria a carreira de Maguila, famoso lutador de boxe nacional.

Ao passar pela Bandeirantes, foi responsável pelo slogan "Canal do Esporte", exibindo aos domingos o programa de longa duração de esporte, que apresentava todo os tipos de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos.

Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos Rivelino, Edu e Dario. Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidades de esportes de praia, em programas especiais de verão.

Atualmente havia reduzido suas atividades empresariais, continuando como narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário