sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Fóssil de Luzia é encontrado nos escombros do Museu Nacional

"O crânio foi encontrado fragmentado. Já achamos praticamente todo o crânio e 80% dos fragmentos já foram identificados e podemos aumentar esse número”, disse Alexander Kellner, diretor do museu.

"Luzia ficava num local diferente do acervo, justamente para podermos tirá-la imediatamente caso fosse necessário. Estava dentro de um armário e de uma caixa de metal", declarou Claudia Carvalho, uma das responsáveis pela equipe de buscas.
A caixa foi parcialmente destruída durante o incêndio.
"Precisamos fazer uma restauração e precisamos de casa para ela. Estamos lutando no Congresso Nacional pelo orçamento. É um trabalho de tempo e de recursos. Vai demorar muito tempo para fazer isso porque é milimétrico", acrescentou o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.


Fóssil de Luzia é encontrado nos escombros do Museu Nacional


jornal do Brasil

A equipe de resgate que trabalha nos escombros do Museu Nacional/ UFRJ encontrou Luzia, o fóssil mais antigo da América Latina, com cerca de 12 mil anos





A equipe de resgate que trabalha nos escombros do Museu Nacional/ UFRJ encontrou Luzia, o fóssil mais antigo da América Latina, com cerca de 12 mil anos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira (19).
Maior tesouro do museu, que foi atingido por um incêndio no dia 2 de setembro, foi achado em Lagoa Santa, em Minas Gerais, em 1974. Trata-se de uma mulher que morreu entre os 20 e os 25 anos de idade e foi uma das primeiras habitantes do Brasil. 
O crânio de Luzia e a reconstituição de sua face - revelando traços semelhantes aos de negros africanos e aborígines australianos - estão em exibição no museu. A descoberta de Luzia mudou as principais teorias sobre o povoamento das Américas. É considerado o maior tesouro arqueológico do país.



"Luzia(Foto: Divulgação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário