domingo, 11 de junho de 2017

Celebrar a Fé: Dinamismo de fraternidade inovadora, por Frei Cláudio

Frei Cláudio van Balen
Boletim da Missa de 11/06/2017



A Trindade em Deus

Na Escritura Sagrada nada se diz com respeito ao mistério da "Trindade" em Deus. Só  na relação com suas criaturas - os humanos - Deus é  como  "Pai", como "Filho" e como "Espírito". Pai pela ternura, Filho pela proximidade e Espírito pela energia que Jesus e nós todos, de Deus herdamos.

Um em três e três em um são palavras da teologia, do jargão de exegetas. Em aulas de catecismo, se fala de Deus como Pai, Filho e Espírito; três  em um só. Algo como família: pai, mãe e filho. Porém, entre nós, "Deus - ninguém  nunca viu" ( João, 1, 18), nem vai ver, não sendo Deus uma personagem como nós. 

A Bíblia foi escrita por criaturas; não por Deus, mas por homens. Isto significa que é produto de nossa fé humana; projetamos nesse Deus o que está ao nosso alcance e faz sentido, dentro da cultura em que vivemos. O divino mistério permanece indecifrável, luz inacessível, infinitamente além de nossa compreensão.

Nenhuma instituição ou religião pode ter o monopólio de Deus, sendo que a humanidade toda - para captar algo de seu mistério - tem de fazer-se ouvinte atento e humilde, muito acima de toda espécie de fronteira. Já não nos bastam os conceitos antigos, em que pretensas experiências de fé aludem a Deus.

Ao almejar um convívio cordial com esse Deus, temos de testemunhar abertura de coração, longe da aridez de ritos e tradições.  Agradam-nos narrativas, sobretudo as da Bíblia, em que há ricas, porém, frágeis, experiências de fé e iluminação. Aderimos ao Deus de Jesus, porém esse Deus é diferente na visão humana.

Há tantos conceitos de Deus quantas religiões, quantas formas de cultuá-lo e quantas ideias podemos fazer a seu respeito. Isto não anula Deus, antes o revela na visão de cada um. Bela denominação é "Deus Trindade", que contempla o Pai que nos cria, o Filho que nos irma na e conduz, o Espírito que nos ilumina e impulsiona.


O Deus uno e trino humaniza nosso jeito de ser: a diversidade se aperfeiçoa  na unidade.
O que nos dignifica é ternura em acolhida na família  e na sociedade.

Crer em Deus e ter Fé não é repetir ou ler uma oração.

Fé é acreditar na Vida, na História, nas relações.

É conviver respeitando as diferenças. É ter solidariedade, é ter acolhida.
É construir relações fraternas, construir boas relações.

Que o mistério de Deus se reflita em nosso viver, para que usemos diferentes dons em benefício de todos e de cada um.

Honramos a Deus ao nos reunir em comunhão. Trindade Santa, ofertamos gestos de partilha. Nossa cidadania a pacificar relações. A atuação  do Espírito em nosso viver.

Deus-Trindade, a unidade, vivamos para irradiar vossa paz no conviver.

A presença  amiga do Pai, a singeleza do Filho e a criatividade do Espírito  sejam bênção  para todos nós.

 Com a Trindade, nos caminhos da união, no céu  e na terra, vamos em paz! Mãos à obra! Nossa presença  faz a diferença.  Assim seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário