sábado, 15 de julho de 2017

"Os Miseráveis", de Victor Hugo: o inspetor Javert é obcecado em prender Jean Valjean a qualquer custo




No livro "Os Miseráveis" , Victor Hugo retrata a miséria e injustiças na vida de uma população geralmente esquecida nos romances clássicos, o povo que leva uma vida dura de trabalho e de infortúnios do “destino”.

Um caso de injustiça levado a cabo pela lei na obra Os Miseráveis é o do personagem principal Jean Valjean que teve sua vida e da sua família injustamente determinada pela aplicação de uma "certa lei".


Vimos como uma Lei injusta pode determinar negativamente a vida de um homem, podendo refletir na vida de toda sua família.

"O Estado, muitas vezes, representa muito mais os interesses de uma pequena parcela da sociedade que detém os meios de produção e controla o próprio Estado. Assim, a lei, distanciando-se de valores morais como a justiça, pode ser utilizada primordialmente como um instrumento para assegurar interesses da classe detentora do poder político. " (Carlos Cesar Carneiro dos Santos)

Jean Valjean tem um perseguidor implacável, o Inspetor Javert que é obcecado em prendê-lo a qualquer custo.

"Vitor Hugo criou Jean Valjean e criou o Inspetor Javert, sem nunca ter conhecido Lula da Silva e, muito menos, o Juiz Moro. A saga da sanha do inspetor contra Valjean já não é maior que a do juizeco de Curitiba contra Lula, mesmo com a defasagem de mais de 150 anos. A sanha do inspetor só acabou com ele se lançando nas águas revoltas do Sena. A do Moro deve acabar nas malhas de um PowerPoint que teceu com os fios das narrativas golpistas da Veja e da Globo. A neurose da falta de provas contra Lula não fará Moro sucumbir em nenhum Sena revolto. Ele simplesmente afundará no lixo da História." (Sidnei Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário