sábado, 14 de setembro de 2013

Palácio dos Despachos



Projetado pelo arquiteto Luciano Amédee Péret e construído pelo engenheiro Alberto Bouchardet Filho, o Palácio dos Despachos foi inaugurado em 24 de outubro de 1967, durante a gestão do governador Israel Pinheiro.
O Palácio dos Despachos foi construído para abrigar o serviço administrativo do Estado, uma vez que o espaço do Palácio da Liberdade se tornou insuficiente para a acomodação de um número elevado de pessoal.
O prédio apresenta características da arquitetura modernista, com andares livres e estrutura autônoma. A fachada é protegida da insolação por brise-soleil e o acabamento no hall principal é em mármore Marta Rocha.
 Durante décadas, o Palácio dos Despachos foi marcado por importantes atos e decisões governamentais. O prédio faz parte do complexo do Palácio da Liberdade.


Foto: Osvaldo Afonso


Ainda no Palácio dos Despachos, encontramos uma obra do pintor Candido Portinari (1903-1962). O Painel Civilização Mineira (1959), é uma alegoria à mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte.
Desde 1966, o painel está em exposição no salão de entrada do Palácio dos Despachos, sede da Secretaria de Estado de Governo.

Em 1977, o Conjunto do Palácio da Liberdade, que abrange o Palácio da Liberdade, o Palácio dos Despachos, a Capela de Santana e os jardins, onde estão  contemplados a estufa, o lago e o quiosque, foi incluído  no tombamento do ¨Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade¨ pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico  e Artístico  de Minas Gerais - IEPHA.





Palácio dos Despachos

Com a transferência da sede do Governo para a Cidade Administrativa, foi assinado, em 2011, um protocolo de intenção que prevê a implantação  da Casa Fiat de Cultura no  Palácio dos Despachos, antiga sede administrativa do governo de Minas, anexo ao histórico Palácio da Liberdade. A Casa Fiat de Cultura passará a ser um dos equipamentos que integrará o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O prédio passará por uma reestruturação e adequação às diretrizes museológicas contemporâneas para receber as exposições e o público da Casa Fiat de Cultura.
Será um importante espaço para discussão e exposição das artes no Brasil. Será oferecida programação gratuita à população. Abrigará grandes mostras internacionais de artes plásticas e apresentações inéditas  de acervos brasileiros, com debates acadêmicos e programas educativos.

Fontes:
governo.mg.gov.br/cidadão/complexo-arquitetônico-dos-palácios
casafiat.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário