Ontem (26/09), celebramos mais um aniversário do frei Cláudio, 88 anos. Atualmente, encontra-se afastado de suas atividades por problemas de saúde.
Sua vida continua sendo um exemplo para todos nós.
Com uma profética ternura, o Carmelita, Frei Cláudio Van Balen, durante sua ação na Igreja do Carmo nos cativou, desafiou e nos desconcertou, nos abrindo caminho para uma fé adulta, sem medo e preconceitos.
Frei Cláudio sempre pregou uma Igreja de portas abertas, acolhedora, onde as pessoas possam entrar e se sentirem em casa, onde o diálogo e a abertura falam ao coração.
Reforçou sempre a ideia de uma fé comprometida com um Deus que está inserido na realidade humana a serviço da transformação, pessoal e social.
Mensagens de Frei Cláudio:
"Deus não está acima, mas dentro de nós.
A ¨mesa¨ do pão implica para todos um convite incondicional. É de inclusão. Dessa forma, longe de nós gestos de excluir diferentes."
"Viver é abrir horizontes e confraternizar as relações.
Pessoa sábia não avalia por boatos e aparências. Agentes irresponsáveis vão na onda da leviandade... Vinculada a Deus, toda pessoa é portadora de dignidade. Baixa auto-estima carece de bom trato com piedosa acolhida... Comunidade a serviço da paz, não admite preconceitos."
Como afirma Frei Cláudio no seu livro ¨Ouvir a Escritura¨ :
"Prestar culto a Deus não é simplesmente ir á missa, cantar, bater palmas ou colocar-se de joelhos. Louvar a Deus implica solidariedade, relações fraternas, respeitar todos os seres, lutar por justiça.
A prática da fé vale por atitudes; há de fazer-se autêntica ¨cidadania¨ que, em sua essência, é o mais sagrado: presença transformadora no mundo."
"Mesa posta, a Igreja contemporânea há de ser inclusiva. A prática de Jesus é movimento que, por cidadania, visa beneficiar todos. Conviver com diferenças, não discriminar. Esta é a conversão, à qual o Mestre nos convida. Todos podem sentir-se atraídos, inspirados e mobilizados a fazer parte da festa
da vida. Na terra: paz; alegria no céu!"
¨...que Deus seja por nós acolhido em tudo que fazemos, sofremos e celebramos...Nossa missão confirme muitos no bem-viver. Sigamos no caminho de abençoada convivência..
Pessoa de fé confirma outros. Endireitar caminhos é investir na convivência.
Agradam a Deus nossos encontros de alegre confraternização."
"Na construção da paz, nossa presença faz a diferença. Mãos à obra.¨
(Frei Cláudio Van Balen)
Maravilhosas palavras, Péret. E você-como bom discípulo, não guardou-as para si. Vem divulgá-las para a soberania de Deus e felicidade dos homens e mulheres. Fraternalmente, obrigada.
ResponderExcluir