Ex-presidente e Papa se reuniram por cerca de uma hora no Vaticano.
O presidente Lula concedeu na tarde desta quinta-feira (13/02) uma entrevista coletiva a veículos internacionais após ser recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano.
Ele revelou os principais temas debatidos no encontro.
"A minha visita teve como objetivo principal discutir com o Papa Francisco a questão da desigualdade e a questão da sua luta na defesa de uma boa política ambiental. Todo mundo sabe que o mundo está ficando mais desigual, todo mundo sabe que na grande maioria do mundo os trabalhadores estão perdendo direitos e que conquistas estão sendo derrubadas pela ganância dos interesses empresariais e financeiros".
"Então eu vim, fiquei muito satisfeito com o encontro com o Papa Francisco. Acho que, se todo ser humano, ao atingir 84 anos, tiver a força, a disposição e a garra que ele tem de levantar temas instigantes para o debate, eu acho que a gente pode encontrar soluções mais fáceis", prosseguiu.
Lula disse ainda que, "quando o Papa Francisco toma a atitude de fazer um encontro em Assis para discutir a desigualdade, chamando milhares de jovens para debater a nova economia do mundo, eu acho que é uma decisão alentadora, que toca num assunto vital para o futuro dos trabalhadores do mundo inteiro”.
“Durante o encontro no Vaticano ontem, Lula recebeu do Papa Francisco um rosário abençoado.
E retribuiu o gesto presenteando o pontífice com uma imagem de Bejá Kayapó ”.
Na última semana, o Papa Francisco revelou sua preocupação com a Amazônia e com os povos originários de nossa terra em uma oração:
“Mãe, olhai para os pobres da Amazônia,
porque o seu lar está a ser destruído
por interesses mesquinhos.
Quanta dor e quanta miséria,
quanto abandono e quanto atropelo
nesta terra bendita,
transbordante de vida!
Tocai a sensibilidade dos poderosos
porque, apesar de sentirmos que já é tarde,
Vós nos chamais a salvar
o que ainda vive.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário