sábado, 12 de dezembro de 2020

Reviravolta na Escolha da Nova Capital, por Leonardo Louzada

 por Leonardo Louzada 

Nota do autor:  A história é contada com licença poética, mas a partir de documentos históricos. 

ESPECIAL BH 123 ANOS

 REVIRAVOLTA NA ESCOLHA.

PARTE 03-09 


 Dando prosseguimento ao congresso de 1893, declaramos então Várzea do Marçal como local para nova capital, e se houver algo contra essa escolha fale agora ou cale-se para sempre.

 - Sim, eu tenho!!!!!! 

 Gritos de ohhhhh, ecoam no salão, quem seria o forasteiro ? 

 Não era um forasteiro, era o deputado Duarte da Fonseca, parlamentar de boa oratória, que subiu ao parlatório, de posse da ata de assembleia do Banco Regional de Minas, banco em situação falimentar que viu em Várzea do Marçal a solução dos seus problemas

O banco estava de posse de terras devolutas em todas as regiões onde a capital seria erguida, mas o lugar onde se concentrava a maior parte das terras era justamente em Várzea do Marçal, quase o dobro das terras que banco tinha em Belo Horizonte. 

 O deputado acusa a comissão de conspirar com o Banco Regional de Minas, que refutou as acusações. 

O Presidente da Comissão diz ter tomado os devidos cuidados para que vedasse as tentativas de sindicalizar. Para entenderem a situação, o banco estava quebrado, a beira da falência, mas possuidor de grande monta de terras devolutas; em tal assembleia, o banco aumenta a participação dos acionistas e aceita aporte de capital, dentre os acionista vários membros da politica e da elite mineira ( e da comissão construtora). 

Com a quebra do banco, não havendo dinheiro, seriam distribuídos os bens, que seriam as terras devolutas, os acionistas do banco seria donos de quase toda a terra a ser desapropriada e indenizadas. 

Subiu a tribuna o Senador Xavier da Veiga, e como capitão nascimento falou "O Sistema é Foda, parceiro. Entre político, sai político, continua tudo na mesma, nada muda. Ainda vai levar muito tempo para consertar essa porra, e muita gente inocente vai morrer no meio do caminho”.

Nessa época o Brasil só tinha dois anos de republica. Então na verdade o discurso foi: VExa. sabe perfeitamente que consta do Diário Oficial haver se efetuado assembleia geral do Banco Regional de Minas, para o fim referido pelo nobre Deputado Sr. Duarte da Fonseca, comparecendo os acionistas; isto é, aqueles que são imediatamente interessados na gestão ou na liquidação do estabelecimento. A diretoria disse-lhes, com a maior franqueza, conforme consta da ata. 

 E vejam essa parte final que consta da Ata de reunião do Banco: “não podemos ser muito explícitos trata-se de negócio reservado, mas tranquilizai-vos; agentes nossos estão a serviço da instituição.” 

 Depois de esfuziantes discussões e votações resolveram apresentar Novo Parecer.

Novo Parecer

A "Comissão Especial"  apresenta para quarta discussão, na fórmula do artigo 148 do regimento do senado, as emendas seguintes e aprovadas em terceira discussão :

1º em vez de – Várzea do Marçal - diga-se - Belo Horizonte. 

 Continua.... .




Nenhum comentário:

Postar um comentário