terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A Nova Capital: # Partiu , Mas pra onde?

Texto de Leonardo Louzada 



O autor afirma: "O texto não tem objetivo acadêmico e sim de entreter.... Mas posso adiantar... muita coisa tirei do livro do Abílio Barreto, e de documentos históricos da época... Claro que a história é contada com licença poética..: mas se ficar referenciando fica uma coisa chata modorrenta... Mas é legal, pois desperta a curiosidade de saber."

 PARTE 01-09
 O NASCIMENTO DA NOVA CAPITAL #PARTIU MAS PRA ONDE?

 Nossa História começa em 1730 quando Ouro Preto era a maior cidade da América Latina, com cerca de 40 mil habitantes. 

São Paulo hoje a maior cidade do Brasil tinha 8 mil habitantes. Nova York era menor que Ouro Preto tinha cerca de 20 mil habitantes na época.

 Devido a idade e tradição Ouro Preto era vista como um cidade antiga, parada no tempo, com difícil acesso e bem tradicional. Com a proclamação da republica em 1889, a elite mineira começa a pensar que Ouro Preto seria um entrave para esse novo mundo, como propor algo novo pra gente com pensamento antigo?

 Para essas pessoas Ouro Preto representava o atraso da modernidade. A galera agora era modernex , republicana e já tinha um viés mais modernista e mesmo com a promessa de Ouro Preto se modernizar, se adaptar, não aceitaram e acreditaram em real mudança. 

Mas a verdade não é apenas essa, o jogo de interesses estavam sendo jogado. Os políticos da época estavam mais interessados na probabilidades de ganhos financeiros, esquemas de favorecimentos, já sabiam que o custo da nova cidade seria elevado, e uma pegada mais europeias como o francês Paul Villon, arquiteto jardineiro que fez o parque municipal dentre outros.

 Então qual seria a nova capital de Minas ? A briga ficou entre Barbacena, Curral del Rey, Juiz de Fora, Várzea do Marçal e Paraúna. E quem seria a escolhida ??? 

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário