segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

O nome da Nova Capital, por Leonardo Louzada

por Leonardo Louzada 

Nota do autor: A história é contada com licença poética, mas a partir de documentos históricos. 

  ESPECIAL BH 123 ANOS!!!

 O NOME DA NOVA CAPITAL!! 

PARTE 4-9

 Em 1891, com o republicanismo em alta, resolveram trocar de nome tudo aquilo que remetia ao império.

 Uns desses nomes era o de Curral Del Rey, mas que para surpresa de muitos não tinha a ver com o Rei em si. E sim com Tomé Portes d’el Rei, filho de João Portes de El-Rei. Tomé pode se dizer um dos fundadores (ou descobridores) da cidade histórica de São João Del Rei, que na época era chamadas de “Arraial Novo do Rio das Mortes”.

 Ele, Borba Gato (Sabará), João Leite Ortiz ( aqui de Bh) lá por 1700 e poucos, adoravam uma treta e logo estavam envolvidos nos esquemas da Guerra dos emboabas. 

 São João del Rei quase foi capital de Minas, pois ao seu lado estava localizada a Várzea do Marçal.

 Voltando ao nome, Tomé Del Rei, tinha um curral, em que ele alugava por pernoite, para que servisse de pouso para comitivas de gados antes de seguir pra Bahia, já que havia demora no posto de Fiscalização e contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias que eram taxadas, (por isso a cidade onde se localizava o posto chamava Contagem). 

 As comitivas de vários lugares se referiam a Região dizendo - -Vamos passar a noite lá no Curral! - Qual Curral ? - o Curral del Rei.. 

 Mas pouco importava ser era sobrenome ou não de rei , o nome pós república tinha que mudar, e logo após rezarem ao pé da Cruz do Morro do Cruzeiro, começaram as sugestões. 

 Um sugeriu, nova capital, vamos chamar de TERRA NOVA. Outro, “já que estamos aqui vamos colocar o nome de SANTA CRUZ, assim abençoa sempre a capital” . Um fanático da época sugeriu “nada melhor que CRUZEIRO”, mas como naquela época não haviam muitos gordinhos a galera com o corpo mais atlético já refutou a ideia. Um maroto fumando seu cigarrinho de palha, pensou nós vamos derrubar as árvores, e colocar concreto em tudo, então que tal NOVA FLORESTA. Até que um, do alto da sua filosofia disse, veja, uma nova capital, um novo momento, uma nova vida, um NOVO HORIZONTE. 

 Aí que chega José Carlos Vaz de Melo, “veja a beleza dessa terra, mas não basta ser apenas novo é preciso ser belo, é preciso ser um BELLO HORISONTE." 

Todos felizes com o novo nome da cidade e assim, ela estava sendo apresentada. E foi eleita como nova capital. 

 Mas como em BH tudo é difícil, já próximo da inauguração, começaram a achar o nome pobre, simplório, que não refletia a capital de minas, precisava de um nome mais robusto. 

Afinal diferente de tantas outras, aquela era “ a cidade”, aquela viria a ser A CIDADE DE MINAS !!!

 Nome que não agradou também.

Perguntam sempre que cidade? A cidade de minas? Mas qual cidade, aí não chegava sedex, nem uber nem ifood, até que..: Em 1901, o presidente do Estado, Silviano Brandão, sancionou a lei que designava o nome BELO HORIZONTE !!! 

 Para muitos pode ser BH, Belori, Belzonte, Beaga, pra gente é casa. 

 Continua !!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário