sexta-feira, 10 de junho de 2016

Manifestações antigolpe tomaram conta do país

Veja, também, as fotos das manifestações em algumas cidades 

BH

Convocadas pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, milhares de pessoas protestaram contra o governo interino de Michel Temer, nesta sexta-feira (10).


Os manifestantes exigem o retorno da presidenta Dilma Rousseff (PT), afastada em 12 de maio após admissibilidade de processo de impeachment no Senado. Ao longo do dia, várias cidades no exterior também contaram com atos em defesa da democracia.
Os protestos foram convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem dezenas de movimentos sociais. Além das capitais, muitas cidades do interior foram palcos de protestos pedindo a saída de Temer da presidência. Nas rede sociais, a hashtag #ToNaRuaForaTemer figura entre os assuntos mais comentados do país no Twitter.
Pará, Amazonas, Pernambuco, Goiás, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul contaram com manifestações no que as entidades chamam de Jornada Nacional de Lutas.
“O presidente ilegítimo e golpista Michel Temer não esconde o que estava por trás do afastamento ilegal da presidenta Dilma Rousseff: reforma da Previdência, arrocho nos direitos dos trabalhadores, desvinculação do orçamento da Educação e Saúde, suspensão de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, Fies, Prouni e Pronatec, criminalização e perseguição dos movimentos sociais”, diz nota de convocação dos atos.
Desde a manhã, manifestantes se concentraram na rua XV de Novembro, região central de Curitiba. Para o agricultor Delfino José Becker, presente desde o início, às 7h30, “o que está sendo anunciado por este governo e Congresso golpistas são cortes e retrocessos na Previdência". "A gente não pode deixar que isso aconteça, por isso a gente parou alguns dias do nosso trabalho na lavoura”, afirmou.
Em Belo Horizonte, estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram ato em frente ao campus da instituição. Eles protestaram contra o governo interino, pela ameaça de cortes na educação.  Se uniram aos manifestantes que ocupam a Fundação Nacional das Artes (Funarte) desde a extinção do Ministério da Cultura, promovido por Temer em seu primeiro dia de governo. Ambos marcharam para engrossar o ato unificado na Praça da Liberdade, na região central da capital mineira.
Em Campo Grande, mais de 10 mil pessoas foram às ruas com um boneco batizado de “Michel Terror”. Em todo o estado do Mato Grosso do Sul, 90% das escolas públicas estão paralisadas, segundo os organizadores. No Rio de Janeiro, os manifestantes se concentraram na Candelária e seguiram em passeata até a Cinelândia, no centro.
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN) realizou ato na BR-304, na altura da cidade de Mossoró. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 200 manifestantes interditaram a via protestando contra o governo interino. Em Alagoas, manifestantes ocuparam um edifício que abriga o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a delegacia federal do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em Buenos Aires, o Movimento Popular Pátria Grande promoveu uma manifestação em frente à embaixada brasileira. No intitulado “Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos Sociais e Trabalhistas e contra Michel Temer”, outras cidades, nas Américas e na Europa, também têm registro de atos. Entre elas, Cidade do Panamá, Quito, Bogotá, Amsterdã, Barcelona, Berlim, Boston e Frankfurt.


VEJAM AS FOTOS DAS MANIFESTAÇÕES:
#BeloHorizonte
- 40 mil pessoas enchem as ruas de BH "contra Temer, contra a cultura do estupro. É um povo que luta pelo SUS, pela reforma agrária, pela moradia!", Como diz Isabela das Brigadas Populares. "Continuaremos nas ruas enquanto tiver um governo ilegítimo! Vamos fazer nosso Fora Temer! Que BH é Fora Temer!" #ToNaRuaForaTemer
Foto: Mídia NINJA
BH

#BeloHorizonte (MG) - RUAS LOTADAS

Milhares de pessoas lotam as principais ruas de BH contra o governo golpista de Michel Temer! Lideranças de vários movimentos sociais falam no ato. Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG diz "A gente vai às ruas porque a Rede Globo não mostra isso. Eles não precisam da previdência social, da aposentadoria. Tiram os direitos do povo brasileiro!"
#ToNaRuaForaTemer
Fotos: Mídia NINJA
BH


#RiodeJaneiro (RJ) - Cinelândia tomada!

Milhares e milhares de pessoas indignadas com o atual governo golpista estão agora na praça da Cinelândia em ato de protesto. Partidos e movimentos de esquerda unidos contra o golpe e exigindo #ForaTemer #ToNaRuaForaTemer.
Foto: Mídia NINJA
RIO

#RiodeJaneiro (RJ) - "Nós não aceitamos Bolsonaro e nenhuma força da direita, vamos lotar essa praça, a luta nos unifica" Marcelo Freixo no ato Fora Temer na Cinelândia. #ToNaRuaForaTemer
Foto: Mídia NINJA
RIO



#SãoPaulo(SP): "Vocês estão na rua há muito tempo. Estudantes extraordinários ocupando escolas pelo direito de estudar. Mulheres lutando contra a violência doméstica e a cultura do estupro, estabelecida no mundo inteiro. Lutando para que o governo reconheça que não pode haver democracia se não houver um ministério que cuide dos problemas das mulheres. 

Os artistas estão indo para a rua porque não é possível imaginar que estamos na década de 1950, em que não havia ministério da Cultura, do Esporte e da Educação. Também não é possível imaginar que não entendam as questões dos negros, escravizados durante 300 anos, responsáveis pela miscigenação do nosso povo!", diz ex-presidente Lula em discurso histórico na Avenida Paulista. #ToNaRuaForaTemer

Foto: Mídia Ninja
S.P.


S.P.


S.P.



RECIFE:


BRASÍLIA:



OURO PRETO:



FONTES:
Rede Brasil Atual
Mídia Ninja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário