segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Troca de frei gera protesto na Igreja do Carmo, em BH

Frei Cláudio celebrava apenas a missa de 11 h de domingo, mas não apareceu nesta manhã; católicos acreditam que ele foi afastado por suas ideias modernas                                                                                 



carmo
 
Fiéis gritaram pedindo a volta de Frei Cláudio.


Fiéis que frequentam a igreja Nossa Senhora do Carmo, situada no bairro Carmo na região Centro-Sul de Belo Horizonte, se revoltaram ao chegar para a missa de 11h da manhã deste domingo (26). Cerca de 200 pessoas esperavam que o frei Cláudio celebrasse a missa, como de costume, porém, outro frei estava no local.        

Os católicos relataram que o frei Cláudio, de 80 anos, tem celebrado cada vez menos missas por ter ideias modernas. Segundo eles, ele é acolhedor e não exclui ninguém da igreja. Porém, há quatro anos, ele tem estado à frente de poucas celebrações. “A igreja o afastou, mas nós gostamos muito dele”, disse uma fiel, que preferiu não ter o nome divulgado.
Em protesto, muitas pessoas foram embora. O substituto, frei Evaldo, celebrou a missa para cerca de apenas 30 pessoas, em uma capela menor. Os demais fiéis prometeram protestar, novamente, no próximo domingo, caso frei Cláudio não volte a celebrar a missa da manhã.

Do freiclaudiovanbalen.com.br:



Frei Cláudio nasceu em Wytgaard na Holanda em 26/09/1933 e reside no Brasil desde 1950.
Cidadão Honorário de BH em 1990 e Personalidade do Ano em BH em 1997, é Religioso Carmelita desde 1954.

Graduado em Letras Clássicas em 1958, pós-graduado em Teologia Dogmática em Roma, 1964, graduado em Psicologia Clínica, 1979. É escritor com mais de 40 livros publicados, autor de centenas de artigos em livros, revistas e jornais. Editou cds e dvds com conteúdo variado.  Palestrante em temas multiplos, abrangendo Ética,  Cidadania, Teologia, Espiritualidade, entre outros. 
Exerce seu apostolado na paróquia Nossa Senhora do Carmo em Belo Horizonte/MG, há mais de 45 anos.


Houve um esforço de se libertar de ritos burocráticos e sem significado, passando-se a formas de oração que exprimissem
vivências coletivas, na fidelidade ao Evangelho de Jesus.

As mudanças na liturgia, expressas nos boletins da Missa, incomodaram as autoridades eclesiásticas, pela forma
diferenciada de condução das celebrações.
A Frei Cláudio, nunca faltou coragem para defender suas convicções.
Certa vez, advertido pelo bispo quanto ao conteúdo e forma dos boletins, levou a questão à apreciação da comunidade.

 
 
Em 2010, Frei Cláudio enfrentou ameaça de afastamento,
que acabou sendo revertida pela mobilização dos paroquianos.
Situação de desconforto repetiu-se em 2013. Mais uma vez o grupo, que participa da Missa das 11h, de domingo, formado de mais de mil pessoas, levantou-se em defesa do Frei e de sua prática pastoral.
  Agora, em 2014 parece que a história se repete, apesar das muitas idéias de Frei Cláudio irem ao encontro dos ensinamentos do Papa Francisco.

3 comentários:

  1. Caro Luiz Ricardo, que alegria poder ler aqui estas palavras sensatas, que traduzem de forma ponderada e honesta o que, infelizmente, vem acontecendo na Igreja do Carmo em relação ao frei Cláudio, resgatando um pouco do histórico dos acontecimentos. É muito triste ver e ouvir tanta distorção dos fatos por aí. Mas, como você bem destacou, nunca faltou coragem ao frei Cláudio para sustentar seus pensamentos questionadores e críticos em relação a posicionamentos da igreja, sem perder o essencial da fé e da prática de uma vida cristã. Você finalizou bem seu texto, fazendo-nos lembrar como a postura do frei Cláudio ressoa em sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco. É isso aí! E Mãos à obra, como não nos deixa esquecer o nosso querido frei ao final de cada missa celebrada por ele!

    Raquel Nogueira Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa solidariedade ao Frei Cláudio e vamos nos manifestar para o seu retorno e como você bem lembra...mãos à obra!

      Excluir
  2. Todos que não suportam arbitrariedades à porta da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Rua Grão Mogol, 502 às 11:00 h. VOLTA FREI CLÁUDIO

    ResponderExcluir