quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Faleceu J. B. Libanio, que dedicou a vida por uma teologia do diálogo com a Igreja e com o mundo



Morreu na manhã desta quinta-feira o padre João Batista Libanio, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande BH. O jesuíta de 81 anos estava em Curitiba (PR) e sofreu um infarto. Reconhecido mundialmente por seu profundo conhecimento na área teológica e sua ação pastoral junto aos mais simples.

João Batista Libanio também é conhecido como Teólogo da Libertação, sendo considerado um dos fundadores da linha teólogica da opção preferencial pelos pobres.

O religioso era licenciado em Teologia em Frankfurt (Alemanha) e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma).
Libanio publicou mais de 125 livros, dos quais 36 de autoria exclusiva e os demais em colaboração com outros autores.

No ano passado, João Batista Libanio recebeu com entusiasmo o fato de Francisco ser escolhido como o primeiro latino-americano a se tornar papa.

Comecei a conhecer o pensamento do teólogo J. B. Libanio quando adquiri videostextos produzidos por ele, nos finais dos anos 90. A série  de vídeos ( VHS)  constituía um verdadeiro curso, constando de três módulos:
- módulo 1 : Sempre Jesus
- módulo 2 : Deus Pai
- módulo 3 : Deus Espírito Santo
 Os vídeos são de grande valor para reflexão pessoal ou para estudos.

Continuei acompanhando-o através dos seus artigos em jornais, sites e entrevistas na tv.

Autor de 36 livros e co-autor de mais de 125 obras, traduzidas em vários idiomas, Libanio era professor da Faculdade Jesuíta (Faje) desde sua fundação, em 1982. Segundo o diretor do Departamento de Teologia da Faje, padre Geraldo de Mori, seu amigo pessoal Libanio marcou época. "Ele deu a vida por uma teologia preocupada com o diálogo com a Igreja e com o mundo. Era um homem simples, de Deus, de espírito jovem e mente sempre aberta. Um verdadeiro formador de gerações".

Assista a entrevista no programa Religare da TV Horizonte, realizada em 2011:
  1. Miniatura 14:39   
  2. Religare Conhecimento e Religião com João Batista Libanio (Parte 1)

  3. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário