sábado, 4 de janeiro de 2014

Muquifu, um museu incomum

O Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos, tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada.

A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como  instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte.


Assista aos vídeos e conheça um pouco do Museu Muquifu:




 O programa Religare (TV Horizonte/PUC Minas) apresenta a visita realizada ao MUQUIFU (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos), no aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte. A equipe do Programa foi recebida pelo Padre Mauro Silva, idealizador, diretor e curador do museu. O MUQUIFU consiste em um espaço artístico e histórico que preserva a memória cultural dos que vivem na periferia dos centros urbanos. Pe. Mauro Silva pretende tornar o museu uma fonte de pesquisa sobre o modo de vida das comunidades que vivem em aglomerados e discutir a situação desta população. 

Nossa proposta é discutir com a cidade a presença africana na formação da cultura brasileira, além da importância de se criar meios para que os moradores das favelas se tornem protagonistas das ações de tutela e preservação do seu patrimônio. As atuais exposições servem de referência para discutir as razões que irão levar ao desaparecimento das vilas Esperança e São Bento, duas das cinco comunidades que compõem o Aglomerado Santa Lúcia.



Em cartaz no Muquifu:

Para saber mais: Flickr do Muquifo, 

Assista aqui os vídeos do programa e conheça o Museu Muquifu:

Parte 1: http://youtu.be/1WkQPut2CbM  
Parte 2: http://youtu.be/D01u_0KcWJ0


Exposições - Muquifu
Foto: Marco Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário