segunda-feira, 18 de maio de 2015

Capital Estrangeiro na Saúde: Ataque Violento ao SUS

Canal Saúde:  Sala de Convidados

Capital estrangeiro na Saúde: Golpe no SUS
Vai aumentar a desigualdade ao acesso à Saúde
Com a crise econômica internacional, EUA (2008)- Europa (2011), os grupos financeiros internacionais tem no setor saúde uma nova fronteira de acumulação de capital, na tentativa de deslocar suas açôes para a América Latina.
O capital financeiro internacional também, organiza planos de saúde e hospitais.
No plano nacional, com um congresso extremamente conservador e um governo federal que adota posturas do mercado, facilitam os objetivos dos planos de saúde que querem expandir ás expensas do SUS, do padrão de financiamento público via subsídios e às expensas dos serviços prestados à população. 
A intenção desta internacionalização do capital é resolver o problema de caixa desses grupos e não atender às necessidades de saúde da população brasileira.
Isto tudo significa um ataque violento ao SUS.
Assista o vídeo do programa, que debate este tema.


Clique na imagem para assistir o vídeo
Acesso à saúde para quem tem dinheiro para pagar, valorização de lucros versus um sistema de saúde público e universal. Estas são apenas algumas questões quando se fala sobre a entrada do capital estrangeiro na saúde. Carlos Ocké Reis (IPEA), Ligia Bahia (UFRJ) e Maria Angélica Borges (Fiocruz) conversaram sobre o tema no programa Sala de Convidados, do Canal Saúde.




O investimento de capital estrangeiro na área da saúde agora está autorizado por uma medida provisória.
CANAL.FIOCRUZ.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário