quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dia histórico - EUA - Cuba: Raúl e Obama agradecem apoio do Vaticano na retomada das relações diplomáticas após 53 anos

 Do Opera Mundi :
 
O Vaticano teve papel fundamental nas negociações para a retomada das relações entre Cuba e os Estados Unidos, rompidas desde 1961. As negociações secretas, que duraram 18 meses, aconteceram, na maioria das vezes, no Canadá, e foram incentivadas pelo papa Francisco.

Em discurso nesta quarta-feira (17/12), o presidente cubano, Raúl Castro, agradeceu ao apoio do Vaticano na empreitada. "Queremos agradecer o apoio do Vaticano, especialmente do papa Francisco, e a participação do Canadá na conversa entre os dois países", disse Castro. 

De acordo com o jornal "The New York Times", Francisco sediou uma reunião decisiva no Vaticano, que antecedeu a conversa telefônica entre Barack Obama e Raúl Castro, realizada nesta quarta-feira (17/12), e que selou o acordo para a libertação de Alan Gross, detido na ilha desde 2009, acusado de espionagem, e dos três dos Cinco Cubanos que permaneciam detidos nos Estados Unidos. O mandatário norte-americano, Barak Obama, por sua vez, afirmou que a resolução do problema foi um "apelo pessoal" feito pelo papa a ele e a Castro.

Agência Efe

Francisco participou das negociações nos últimos 18 meses, entre Havana e Washington

Segundo um funcionário norte-americano, o papa enviou uma carta pessoal para os presidentes Obama e Raúl Castro, ressaltando a necessidade de que ambos retomassem as relações.

A carta “nos deu um grande ímpeto e impulso para seguir adiante”, disse o funcionário mencionado pelo jornal. O Vaticano foi o único governo que participou das negociações entre os Estados Unidos e Cuba “nessas reuniões”.
 
                                                              --------------------------
 

EUA e Cuba retomam relações diplomáticas após 53 anos

Obama anunciou nova política entre países. Papa intermediou libertação de prisioneiro e pediu retomada das relações
 
 
 Jornal do Brasil
 
Em discurso histórico, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) uma nova política para Cuba e a normalização da relação entre os dois países, após 53 anos de rompimento. Ele também irá ao Congresso norte-americano para pedir fim do embargo americano à ilha.
 
Obama disse que as embaixadas em Havana e Washington serão abertas e haverá recomposição de canais de cooperação e negociação. Em 2013, Obama e Raúl Castro tinham autorizado conversas secretas de alto nível — que tiveram a bênção do Papa Francisco e foram concluídas ontem, com uma ligação telefônica de uma hora e meia entre os dois presidentes — e alinhavaram a liberação de prisioneiros cubanos e americanos, o que ocorreu esta manhã. Os EUA decidiram ainda rever a inclusão de Cuba na lista de Estados que apoiam o terrorismo; relaxar ainda mais viagens e remessas de americanos à Ilha; e liberar várias transações financeiras e tipos de exportações.
 
Obama e Raúl anunciaram as medidas simultaneamente, em Washington e Havana. Segundo o governo americano, Cuba também fez concessões. Vai liberar 53 prisioneiros que Washington considera políticos (alguns dos quais já começaram a ser soltos), vai facilitar o acesso à internet à população e abrirá espaço para visitas adicionais de avaliação da ONU e da Cruz Vermelha.
"Começamos um novo capítulo nas histórias dessas duas nações das Américas. Ninguém está bem servido por políticas desenhadas quando a maioria de nós nem era nascida. Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americano e cubano e iniciar um novo capítulo", disse Obama.
 
O presidente americano anunciou ainda a permissão para que bancos dos dois países voltem a se relacionar, além da permissão para que americanos que viajam a Cuba possam voltar trazendo até US$ 400 mercadorias. Essas medidas não dependem de aprovação do Congresso.
 
O presidente cubano, Raúl Castro, demonstrou satisfação com os termos do acordo. "A decisão de Obama merece o respeito e reconhecimento de nosso povo. Quero agradecer o apoio do Vaticano, e especialmente ao Papa Francisco", afirmou Raúl, em discurso transmitido pela TV estatal. 
"Concordamos com o restabelecimento de relações diplomáticas, o que não quer dizer que nosso principal problema seja resolvido. O bloqueio econômico, comercial e financeiro deve acabar. As medidas de bloqueio foram convertidas em lei, e o presidente dos EUA, Barack Obana, deve tomar medidas executivas", acrescentou.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário