quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

1º de Janeiro: PT assume o comando de Minas Gerais pela primeira vez

 
 
 
Pimentel confirmou ainda o nome de duas mulheres no primeiro escalão de seu governo: Macaé Evaristo será a secretária de Educação e Sinara Meirelles assumirá a presidência da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas). Macaé, que é negra e tem um currículo respeitado, foi titular da pasta de Educação quando Pimentel era prefeito de Belo Horizonte.
 
Macaé Evaristo é secretária  de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação no governo Dilma Roussef. É professora da rede estadual  de ensino desde 1984. Foi secretária de Educação de Belo Horizonte e uma das responsáveis pelo programa de Educação Integral da capital mineira. Coordenou o programa de implantação de escolas indígenas de Minas Gerais entre 1997 e 2004.

O secretário de estado de Planejamento  e Gestão será Helvécio Magalhães. Médico formado pela UFMG e Doutor em Saúde Pública pela Unicamp. É servidor concursado da Prefeitura  de Belo Horizonte, onde foi secretário municipal de Saúde e secretário de Planejamento e Orçamento. No Ministério da Saúde, foi secretário de Atenção à Saúde no governo Dilma Roussef.

O secretário estadual de Saúde será Fausto Pereira dos Santos. Médico sanitarista formado pela UFMG. É doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp.  É secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Foi secretário adjunto de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por dois anos.

Nilmário Miranda será secretário de estado de Direitos e Cidadania. Jornalista, é mestre em Ciências Políticas pela UFMG. Foi deputado estadual (1987-1990), deputado federal (1991-2003) e secretário nacional dos Direitos Humanos no governo Lula. Voltou à Câmara dos Deputados em 2013. Como deputado federal, presidiu a Comissão Externa para os Mortos e Desaparecidos políticos da Câmara dos Deputados e foi autor do projeto de lei que criou a Comissão de Direitos Humanos de Minorias, que presidiu em 1995 e em 1999.

Com predominância de um perfil político e mais secretarias que as atuais, o governo de Fernando Pimentel (PT) confirmou, ontem, os nomes para o primeiro escalão da gestão que porá fim a 12 anos de administração do PSDB em Minas Gerais. 
Ao todo, serão 22 secretarias, incluindo as cinco que serão criadas. O governador irá desmembrar uma das secretarias, a de Esportes e Turismo, criando duas pastas para os respectivos setores. 
Além disso, o petista vai criar as pastas de Recursos Humanos, de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de Direitos e Cidadania, bem como a Secretaria-Geral da Governadoria. Nesses casos, a posse dos secretários será depois da aprovação da criação pela Assembleia Legislativa. 
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa de Fernando Pimentel, o Escritório de Prioridades Estratégicas será extinto. 
A Ouvidoria-Geral do Estado será transformada em subsecretaria, vinculada à futura Secretaria de Direitos e Cidadania. Uma das bandeiras da campanha de Pimentel foi “ouvir para governar”. 
Conforme a assessoria, a Representação do Estado em Brasília também perderá o status de secretaria, passando a ser vinculada à Secretaria de Governo.
Na divisão dos postos, PT e PMDB ficaram com a maioria das secretarias, respectivamente 12 e seis. Já o PR, PCdoB e PRB levarão uma Pasta cada um. 
Apesar dos rumores de que Pimentel passaria a despachar no Palácio da Liberdade, foi confirmado que ele ficará instalado na Cidade Administrativa. 
O petista divulgou ainda os seis nomes de presidentes das estatais e autarquias - Codemig, Cemig, Prodemge, Copasa, BDMG e Controladoria-Geral do Estado. As nomeações dependem de aprovação em assembleia geral para a Copasa e a Cemig, ou dos conselhos de administração no caso da Prodemge e da Codemig. Ontem, o governo de Minas publicou no Diário Oficial a destituição dos presidente e vice da Codemig, Oswaldo Borges e Antônio Leonardo Lemos. Foi nomeado para ocupar o cargo de presidente até abril de 2015, o engenheiro Luiz Augusto de Barros. 
Uma edição extra do Diário Oficial do Estado deverá ser publicada hoje com a nova estrutura de governo e os nomes indicados. 


Pimentel governará com políticos e mais secretarias



Nenhum comentário:

Postar um comentário