quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Música censurada na época da ditadura, também é para hoje

"Os golpistas não tem compromisso com o povo, a constituição, o estado de direito. Governam para destruir o estado de bem estar social em construção; para oprimir os pobres, os movimentos sociais, os grupos vulneráveis e as "minorias" étnicas, sexuais, culturais; retirar direitos dos trabalhadores; entregar o patrimônio Nacional ao capital financeiro global. Por fim, destruir as políticas sociais, com a PEC 241 e os remendos de caráter excludente e autoritário nas políticas de educação, emprego e seguridade social." ( Robson Sávio)

Nestes tempos de golpe, perda de direitos, retrocessos sociais com desmonte do SUS, desmonte da educação, perda de direitos trabalhistas, entrega do pré-sal, implementação da agenda neoliberal para estabelecer o estado mínimo, violência contra os movimentos sociais, abusos e desvios do judiciário, ministério público e polícia federal, manipulação da mídia, e a disseminação do discurso do ódio, essa música, assim como na época da ditadura militar, como disse Chico Buarque, aborda a moral duvidosa da história....

É mais cômodo aceitar tudo isso?  Vamos dizer sim a tudo isso?
Vence na vida quem diz sim - Chico Buarque, Nara Leão e MPB4


Esta música foi concebida por chico buarque e ruy guerra para a peça "calabar - o elogio da traição". foi proibida pela censura da ditadura. Clique no nome da música para ver o vídeo:

Especial da Rede Bandeirantes, talvez em 1974. Música censurada da peça Calabar, escrita com Ruy Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário