segunda-feira, 23 de junho de 2014

A presença no estádio em dia de jogo da copa é uma festa

Por Luiz Ricardo Péret

Ninguém mais precisa imaginar como seria na copa. Ela chegou e derrotou os pessimistas e a mídia conservadora que torcia e divulgava o caos que seria a copa. Será que você foi enganado pelos arautos do "Imagina na Copa"? Tudo foi feito para contaminar corações e mentes contra um evento que une pessoas de todo o mundo.
Após dez dias da abertura da Copa a mídia brasileira  começa a desembarcar da teoria do caos na Copa. A imprensa estrangeira desde o início do mundial 2014 vem fazendo elogios.

O maior legado dessa Copa, é imaterial: o resgate da imagem internacional do país, tão vilipendiada pela nossa mídia conservadora.


E no sábado, 21 de junho, constatei a ótima organização do evento em Belo Horizonte, por ocasião do jogo Argentina e Irã.

Comecei a verificar a boa organização, desde o momento que tive acesso ao transporte para o Mineirão.
Os ônibus que serviram aos torcedores foram em números suficientes. Peguei o meu na Avenida do Contorno. Todos os torcedores bem orientados e em fila, tranquilamente entrando nos ônibus.
Aí a festa e a confraternização entre brasileiros, argentinos e iranianos começaram.
Pelo caminho, várias vans e carros, com argentinos, passavam com cantos, buzinaço e alegria. As pessoas dentro dos ônibus acenavam para as que estevam no carro e estas retribuíam com mais festas.
E o trânsito fluiu bem.

Ao desembarcar, próximo a igrejinha da Pampulha, todos os torcedores eram orientados a seguir um trajeto até chegar ao estádio. Todos caminhando tranquilamente e a confraternização entre os povos foi crescendo.
A maioria dos torcedores eram argentinos  e estavam bem animados e  quando encontravam com os iranianos pediam para tirar fotos , a mesma coisa acontecia com os iranianos. Os brasileiros presentes não ficavam pra trás. Tudo era uma grande festa.

Os voluntários, em todos os setores, trabalhando muito bem e dando todas as orientações ao público.

Foto: Consegui  . ESTOU NO Mineirão Argentina x Irá

Antes de chegar ao estádio uma  primeira barreira presente, com funcionários que requisitavam o ingresso para liberar o acesso à avenida do estádio.
Todos nós continuamos o caminho até chegar na área livre do Mineirão. Aí havia a segunda barreira com detector de metal, rx para verificar os pertences dos torcedores.


A partir daí, tinha-se acesso a outra grande área livre. A festa neste local era maior com brasileiros, iranianos e a multidão de argentinos cantando e abraçando e muitos tirando fotos para registrar esse grande momento.







A terceira e última barreira eram formada pelas catracas, onde o torcedor passava o ingresso e entrava definitivamente no interior do Mineirão.

Dentro do estádio estava funcionando bem os bares, uma lojinha oficial da Fifa, e até, quem diria....a presença do famoso feijão tropeiro....e estava gostoso!

O preço de alguns produtos: Tropeiro 15,00 ( mas era grande) - Coca- cola (600ml) 8,00- Água mineral 6,00- Cerveja Brahma (473ml) 10,00 - Budweiser (473ml) 13,00.
A maioria dos torcedores não jogavam fora o copo, em que bebiam, pois tinha referência a Copa 2014 e todos queriam como lembrança. Era fácil ver torcedor com vários copos na mão.

Foto: E o Messi resolveu


Nas arquibancadas uma multidão de argentinos cantando hinos, lotavam o Mineirão. Em algum momento da partida os iranianos se levantavam e arriscavam seus gritos de incentivo que logo eram abafados pelo dos argentinos. Só quando muitos brasileiros resolviam apoiar o Irã é que se conseguia igualar aos argentinos no barulho.
Mas tudo dentro de uma grande tranquilidade. Nenhuma confusão aconteceu.
Após o jogo,  a volta para casa também foi tranquila como a ida.

Em relação ao jogo:  

A Argentina não se encontrava, Messi e companhia não conseguia furar a retranca iraniana e o goleiro do Irã estava muito bem no jogo. E olha que...o Irã teve três grandes chances de marcar, fora o penâlti que o juiz não marcou a seu favor. 

Mas quem tem Messi tem que esperar até o apito final do juiz. E nos acréscimos apareceu o craque. Recebeu na direita, cortou pro meio e bateu de esquerda...Gol da Argentina.
Em um dia que quase a zebra apareceu no Mineirão, o Messi resolveu. Castigo para o Irã.
Os Hermanos foram à loucura!

Após a partida a confraternização entre os povos continuou. Abraços e trocas de bandeiras, camisas entre torcedores argentinos e iranianos era o que mais se via.

Realmente jogo de Copa do Mundo é um barato! É diferente e é uma experiência única!

                                            O torcedor iraniano Hamid com os argentinos

Pena que a mídia conservadora disseminou o pânico e o medo em muitos, que com certeza passaram a acreditar que essa Copa seria um caos e o Brasil daria exemplo de incompetência.
Agora com a Copa em andamento, sabemos que a incompetência que a  grande mídia conservadora se referia... era dela mesma!

É uma pena ter uma mídia assim porque ela interdita o debate real sobre nossas possibilidades e perspectivas; há, é certo, correções de rumo a fazer e mudanças que devemos ter a coragem de propor a nós mesmos. Mas é fundamental também um debate honesto sobre o quanto já avançamos.

Essa é a Copa das Copas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário