sábado, 15 de março de 2014

Viúvas da ditadura querem reeditar a Marcha da Família


A marcha dos insensatos:

marcha2

De todas as sandices surgidas com a atual onda de paranóia anticomunista no Brasil — e não são poucas –, uma das mais impressionantes é a chamada Marcha da Família Com Deus II.

Como o nome indica, é uma reedição da Marcha da Família com Deus Pela Liberdade, ocorrida em 1964 em resposta ao comício da Central do governo João Goulart.

Desta vez, uma “convocação para o povo brasileiro” está marcada para o dia 22 de março. Pede-se uma “intervenção militar” e não um golpe, embora seja evidentemente um apoio a um golpe.

Às véspera dos 50 anos do golpe civil-militar, saudosistas do regime que matou, torturou e desapareceu com milhares de brasileiros articulam uma nova versão da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, a mobilização de extrema-direita que, em 1964, deu a justificativa que faltava para que os militares tomassem o poder e mergulhassem o país em uma ditadura que durou 21 anos.

Há eventos marcados para o próximo dia 22 em municípios de pelo menos 23 unidades da federação. A propaganda e busca por adesão é feita por meio da distribuição de panfletos e divulgação via redes sociais, mas a adesão, até o momento, é baixa. No maior dos eventos, o de São Paulo, apenas 862 pessoas confirmaram participação, via Facebook, até a tarde desta terça (11).

Na convocatória, os organizadores conclamam a população a “comemorar” a primeira edição da Marcha da Família, realizada em 16 de março de 1964, como reação ao discurso do então presidente João Goulart, de 13 de março, que admitia as reformas de base reivindicadas pelos movimentos sociais populares, poucos dias antes dos militares tomarem o poder.

“Amigos patriotas, vamos todos juntos comemorar esta data tão importante para o nosso país! 50 anos que o povo saiu às ruas pedindo democracia, justiça, liberdade e acima de tudo dizendo ‘não ao comunismo’”, diz o texto publicado na rede social.

Nos posts, os organizadores pregam a “intervenção militar” como a “única forma de preservar a democracia e defender os brasileiros do comunismo”, como afirma Bruno Toscano Franco, que estudou Aviação Civil na Universidade Morunbi e se define como fotógrafo autônomo.

A publicação de comentários foi restrita apenas aos organizadores, depois que vários internautas se manifestaram contra o evento. “Todo e qualquer comentário que seja contrário aos objetivos da nossa luta, será excluído e bloqueado”, alerta Ana Paulo Logullo, formada em pedagogia pela UNIP e que se define, na rede, como gerente da sua própria empresa.

Com amplo acesso à publicação de posts também estão os organizadores da página Contragolpe militar – por um Brasil verde e amarelo, que defendem “a retomada da ética e de valores como o patriotismo, civismo, honra e honestidade”, além de bradar “Fora PT e Foro de São Paulo”.

Na página, eles alertam os brasileiros que vivemos hoje uma ditadura, já que “o PT controla os três poderes”. Já o foro de São Paulo é tratado como um mecanismo “criado por Lula e Fidel tem como objetivo unificar a América Latina em uma República Socialista”. A página, criada em setembro de 2013, tinha sido curtida por 6.637 pessoas até o início da tarde do dia 11 de março.

Um general de brigada reformado, Paulo Chagas, acaba de postar mensagem no blog Sociedade Militar em que prega uma ¨intervenção militar¨, utilizando como pretexto a recente decisão do STF de absolver os réus da AP 470 do crime de formação de quadrilha!

O que seria uma “eventual intervenção militar”, se não um golpe de Estado?

No próximo dia 22, a extrema-direita promete sair às ruas. Para o general Chagas, a tal “Marcha” seria apenas “um bom começo”.

O jornalista Leonardo Sakamoto comenta sobre esse absurdo:

 Os defensores da Marcha da Família colocam uma série de reivindicações que eles, equivocamente, chamam de “conservadoras''. Pois uma coisa é o pensamento conservador, que merece ser respeitado e, na minha opinião, questionado – quando for o caso – nas arenas de discussões. A outra é gente que acha que a Constituição é papel higiênico e as instituições democráticas – que levamos décadas para reconstruir – são um grande vaso sanitário de onde só exala fedor.

Reivindicações que incluem uma “intervenção militar constitucional'' (haha), o bloqueio da transformação do país em uma “ditadura homossexual'' (hahahaha) e uma ação para evitar a “implantação do comunismo'' pelo partido que está no poder (kkkkkkkkkk).

Gente, em que país eles vivem?

Eu olhei, olhei e pensei que era uma piada. Ainda espero que seja um grande hoax.

Portanto, gostaria de analisar não o chamamento para a marcha em si e mais a reação dos que estão apoiando essas ideias.

Antes de tudo, um comentário sincero: como a democracia é linda…

Ainda vou escrever com mais calma sobre esse assunto, mas sabe o que mais assusta? A falta de conhecimento histórico. Qualquer análise de conjuntura e de contexto histórico, não só brasileiro mas de todo o mundo, mostra que 1964 e 2014 são dois momentos diferentes, com acúmulos políticos e participação popular diferentes também.

É claro que há insatisfações naquela época como agora, e de todos os lados. Insatisfação contra o mau funcionamento das instituições (corrupção, enfim), mas também insatisfação de alguns contra a conquista de direitos por determinadas parcelas da sociedade que, sistematicamente, foram deixadas à margem (direito a não passar fome, por exemplo).

Mas o país é diferente, poucos são os que querem engatar a marcha à ré. As pessoas repetem comparações ruins (“no passado, tinha mais segurança e menos corrupção'') até terem contato com os números e a realidade.

Isso sem contar que a imprensa, hoje, é muito mais livre para divulgar os casos de malfeitos – coisas que era impossível durante a ¨Gloriosa¨. Ou seja, as possibilidades de quebra institucional não são as mesmas.

Li um panfleto que dizia que o PT está rompendo com o capital, criando problemas para bancos. Gente do céu… Se assim fosse eu ia para a rua cantar debaixo da chuva. O fato é que esse milagre não vai acontecer nem que a vaca tussa. Nunca o sistema financeiro nacional e internacional ganhou tanto dinheiro quanto agora.
Fontes:
 blog :Diário do Centro do Mundo
blog do Rodrigo Viana
blog do Leonardo Sakamoto



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário