sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Imagens do evento de lançamento do Guia dos Bens Tombados IEPHA/MG

Por Luiz Ricardo Péret

 
Foi lançada, no dia 19 de novembro, a 2ª edição do Guia de Bens Tombados, publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).

O evento foi realizado no auditório da Academia Mineira de Letras
 
Em 2012 foi lançada a 1ª edição do Guia e agora, em 2014,  a 2ª edição  foi dividida em dois volumes, já que houve a inclusão de novos bens.
 
Na publicação, com textos e fotos, estão 134 monumentos  de 132 cidades mineiras, incluindo igrejas, fazendas, casarões, conjuntos arquitetônicos, paisagísticos, centros históricos e arqueológicos. 
 
O IEPHA/MG foi criado em 30 de setembro de 1971 e o primeiro tombamento foi do Palácio da Liberdade em 1975.
 
Na produção de textos valeu-se de todo o acervo de documentação acumulado pelo IEPHA/MG.

O patrimônio cultural de Minas Gerais é, reconhecidamente, um dos mais ricos do Brasil.
 
Viajar e conhecer as riquezas culturais de Minas Gerais sem sair do lugar tornou-se possível  com o lançamento do Guia dos Bens Tombados. Os bens materiais protegidos pelo IEPHA/MG estão reunidos nesta publicação que conta detalhes históricos de cada um deles.

O Guia de Bens Tombados, segundo o presidente do IEPHA/MG Fernando Cabral, traduz o esforço conjunto de toda uma equipe técnica que acredita na importância do trabalho que faz e que trabalho como este colocam, ao alcance de toda a sociedade, informações preciosas.
Continua o presidente do IEPHA/MG, a iniciativa é um marco da instituição que, por meio deste Guia, poderá compartilhar com a sociedade informações textuais, fotos, plantas e mapas sobre os bens tombados.
 
 
 
 
A proposta do Guia é tornar-se uma obra perene capaz de ser  atualizada na mesma medida de atuação do IEPHA/MG.
 
As Fotos do Evento:
 
 A mesa que dirigiu o evento (esq. para direita) composta pelo Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico; o Presidente do IEPHA/MG Fernando Cabral, a Secretária de Estado de Cultura Eliane Denise Parreiras de Oliveira e o representante do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).  
 
 
Luiz Ricardo, Renata e Adriana, representando o pai, o arquiteto Luciano Amédée Péret (um dos fundadores e ex-diretor, no período de 1971 a 1978 e ex-presidente do IEPHA, no período de 1979 a 1983) ao lado do atual presidente do Instituto, Fernando Cabral. 
 
 
Adriana Péret, o Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda e Luiz Ricardo Péret.
Na ocasião, o promotor que ajudou a devolver aos altares mineiros mais de 600 peças sagras e autor do livro ¨O Aleijadinho Revelado¨ , afirmou que em seu livro há citação do nome do nosso pai, o arquiteto  Luciano Amédée Péret, referente a seu trabalho e pareceres técnicos.
 
 
 
Luiz Ricardo, o arquiteto e funcionário do IEPHA/MG Joacir Concelos ( que trabalha no Instituto há 37 anos), Renata e Adriana    ----     Joacir, está sendo homenageado atualmente no site do Instituto: memória viva do IEPHA.
Joacir declarou seu respeito e admiração pelo ex-diretor e ex-presidente do IEPHA Luciano Amédée Péret, que segundo o servidor o Patrimônio deve muito a e ele.
 
 
 
                                     Ao centro o funcionário do Instituto, Adalberto Mateus 
 
Na produção da publicação foi consultada toda a documentação acumulada pelo IEPHA/MG - projetos, vistorias, relatórios, diagnósticos - que se encontra armazenada nos arquivos correntes e sob a guarda da Gerência de Documentação e Informação, da Diretoria de Promoção. Destacam-se nestas produções, as consultas aos Processos de Tombamento dos respectivos bens que foram, desde o princípio da década de 1970, elaborados pelos profissionais do IEPHA/MG.
 
Nos volumes da publicação há referência especial aos ex-presidentes do órgão que trabalharam pela preservação do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
 
 
 
 
 
Fonte: Guia dos Bens Tombados IEPHA/MG
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário