terça-feira, 27 de agosto de 2013

Há 14 anos, partia Dom Helder


A história do Brasil está recheada de mártires. São eles que, a cada dia, lutam pelos direitos humanos, pela preservação do meio ambiente, pelo fim da opressão e da violência. E suas vidas são o próprio exemplo do ideal que defendem. Poderíamos ficar horas e gastar páginas citando o nome de cada um desses líderes. Mas, hoje, vamos relembrar o exemplo de vida e abnegação de Dom Hélder Câmara.

Quando morreu, em 1999, Dom Helder não era mais arcebispo de Olinda e Recife, posto que ocupou entre 1964 e 1985. Vivia nos fundos da Igreja da Fronteira, na capital pernambucana, cuidando da saúde. Na sexta-feira, dia de sua morte, ele havia passado várias horas ouvindo música. Na hora de dormir, balbuciou o que seriam suas últimas palavras: “Estou voltando à casa do Pai”. Três horas depois, sua vida silenciou.

Nascido na capital cearense, em 1909, entrou para o Seminário aos 14 anos. Oito anos depois foi ordenado sacerdote. Dom Helder foi ainda um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição que reúne os bispos da Igreja Católica no país e tem como objetivo dinamizar missões evangelizadoras.

Irrequieto e revolucionário, sempre atuou na defesa dos pobres e a favor das classes de trabalhadores menos reconhecidas. Foi o fundador da Legião Cearense do Trabalho e criou a Sindicalização Operária Feminina Católica, para defender os interesses de lavadeiras, empregadas domésticas e passadeiras. Também fundou a Cruzada São Sebastião, para atender favelados, e o Banco da Previdência, que atua junto àqueles que estão na faixa de pobreza extrema.

Dom Helder denunciou as torturas a presos políticos no Brasil e foi muito perseguido pela ditadura militar. Chegou a ser ameaçado de morte e teve sua residência, na Igreja das Fronteiras, metralhada. Em maio de 1969, o Padre Henrique Pereira Neto, seu colaborador na Arquidiocese de Olinda e Recife, foi torturado e morto por integrantes da força de repressão. E qualquer menção a Dom Hélder foi proibida nos meios de comunicação durante sete anos (1970-1977).

No entanto, após este período, veio o reconhecimento a todo o trabalho que Dom Helder afetuosamente desprendia aos mais necessitados. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Foi um homem do tempo da esperança, símbolo da busca por uma melhor qualidade de vida para todos por meio de atitudes pacíficas. 
Em homenagem aos seus 104 anos de seu nascimento e 62 de sua consagração como bispo,  preparamos uma seleção de trechos e mensagens deste grande mártir de nosso tempo. Confira:  
Deus
"Nós temos desfigurado Deus, tornando-O a resposta às nossas ignorâncias, a compensação de nossas impotências, a consolação de nossas angústias, assim como os poderes terrenos se serviram Dele para justificar sua força, suas ambições."
Ser a Igreja
"Vocês me perguntam se não sou por acaso a árvore que esconde a floresta. Mas onde vocês vêem uma floresta de ditadores, de generais, de agressores que esmagam o homem em nome da civilização cristã, de bispos, padre e cristãos que se acumpliciam com eles, ou se mostra indiferentes diante de seus abusos, eu vejo uma floresta de homens e mulheres, de jovens de todas as idades que não aceitam e repudiam uma religião alienada e alienante. Que estão dispostos a dar suas vidas pela causa da liberação dos homens. Eles também são a Igreja.”
Pessoas
"As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração."
Desafios
“Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.”
Mudança
"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo."
Egoísmo
"Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar, sorrir, trabalhar."
"O anti-amor é o egoísmo. É o fechamento em si que torna impossível qualquer encontro com quem quer que seja. Quem pensa e proclama que ama de mais, ama de menos."
"O egoísmo, que não é monopólio individual, nos conduz a tais absurdos que um dia, evidentemente, o homem compreenderá a necessidade de se libertar dele."
Esperança
“Um dos meus anseios de chegar ao infinito é a esperança de que, ao menos lá, as paralelas se encontrem.”
“Esperança é crer na aventura do amor, jogar nos homens, pular no escuro confiando em Deus.”
“Sem arriscar, não vivemos a esperança.”
"Que importa que eu seja uma choupana, se mora em meu barraco a Santíssima Trindade?."
Causa
"O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida." 
Palavras
"Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus."
Pessoas racionais
"Tem pena, Senhor, tem carinho especial com as pessoas muito lógicas, muito práticas, muito realistas, que se irritam com quem crê em um cavalinho azul."
Graça
"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."
Ajudar
"A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."
Pobres
"Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista."
Discordar
"Se discordas de mim, tu me enriqueces."
Amor
"O amor é o perfume das almas."
Trabalho
"Nenhum trabalho é indigno nas mãos do homem."
Comunismo
"Jamais tive qualquer esperança numa solução comunista para os problemas que afligem a humanidade. Não creio, porém, que o comunismo seja o perigo número um, pois antes dele estão a miséria e a injustiça, o desespero dos homens, nos quais as ilusórias promessas comunistas mergulham suas raízes."
Agricultura
"A agricultura está se industrializando por toda parte, inclusive no Brasil. Sucede, no entanto, que se tal industrialização é mal conduzida, seus resultados podem ser altamente danosos, criando problemas ecológicos, matando pessoas, deslocando ou eliminando populações inteiras."
Música e dança
"Deus colocou a noção de ritmo no interior dos homens, dos animais, das plantas e até mesmo das pedras. Um homem que anda, um pássaro que voa, uma folha que cai, são prenúncios da dança. No coração do átomo e no balé dos astros, o ritmo e a harmonia foram plantados pelo nosso Criador e Pai. Escutar música e apreciar a dança equivalem a  uma verdadeira prece."
Sociedades multinacionais
"Elas são empresas onde o homem não conta, a não ser pelo que possa produzir."
Política
"A política é uma atividade muito importante. E bem sei que o amor e a justiça, como descritos no Evangelho, não passarão das palavras aos gestos a não ser por meio de opções e atuações políticas."
Ingenuidade
"Não devemos ter medo de passar por ingênuos diante dos sábios e dos especialistas. O que são eles senão ingênuos que se dedicaram ao estudo e à pesquisa?"
Contradição
"Há muito tempo percebi que a contradição ajuda mais que o elogio. Ela encoraja a humildade, sem a qual não se dá um passo no caminho traçado por Nosso Senhor"
Sonhar junto
"Também não devemos ter medo de ser apenas uma gota d’água. É a reunião das gotas que põe em movimento os riachos, os rios, os oceanos. E temos de levar em conta o fato de que as nascentes não reúnem um grande número delas"

Adaptado de Luciano Lopes ( revistaecológico.com.br )
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário