Por Luiz Ricardo Péret
Dando sequência a matéria sobre a segunda grande restauração do Conjunto Arquitetônico do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (1973-1974), nesta segunda parte, apresento fotos que registraram momentos importantes das obras de restauração do Santuário.
O arquiteto e diretor executivo do IEPHA/MG Luciano Amédée Péret (ao centro), responsável pelas obras de restauração do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos com o paisagista Roberto Burle Marx, responsável pelo ajardinamento (à direita) e o funcionário Rafael (à esquerda) - Foto: Assis Alves Horta -
As fotos, a seguir, são de autoria do fotógrafo Assis Alves Horta.
Ao lado, Assis dá uma pausa em seu trabalho para ser fotografado - Congonhas, 1973.
Início do calçamento no Jardim dos Passos
Obras no Jardim dos Passos e vista dos andaimes nas capelas
Jardim do Passos, terraplanagem para grama. Observa-se também capela em reforma e as casas do Beco dos Canudos, uma das vias do entorno do Santuário, que passou também por reforma.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglxCzR8cLR0ZI_bllfGM64rFdUj0vaLlYyrG33v3V92CI8zNQdmclGlorifgpGj0BzhIJM93IuXM0Ob2bbKJbo-Uun40Plrb77wgDGFItC5fvDML1kv_masKoxyGEB7wzqeCpwhjqMwb7V/s320/cong.+rest+002.jpg)
Início do calçamento da Praça da Basílica
Reforma do telhado da Basílica
Vista de outro ângulo a reforma do telhado da Basílica.
Reconstrução do muro divisório com o Beco dos Canudos Reforma da Capela 6
![]() |
Muro que liga o 1º Passo ao 2º visto pelo Beco dos Canudos Calçamento e ajardinamento dos Passos |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-prRmbJsAAwFjOuHzyVq4mNBZxa8dkUduwaajZGHwOyDSqhCMCdTO4QHwifIBTQjbXA395w8mYr9Op186mh8CGvZrfGHF6misV_KGUjKgxzv0oHZ67e3x9FRNzY7PAaHNmKOCGNH3rYUF/s320/cong+rest+001+(1).jpg)
No próximo artigo, a última parte sobre a segunda grande restauração do Santuário de Congonhas, com fotos da conclusão das obras.
O trabalho de especialistas e de vários outros trabalhadores, muitos no anonimato (aqui representados pelo Rafael) vem ao longo dos anos contribuindo para a conservação, proteção e preservação do patrimônio histórico.
Fonte: Acervo Luciano Amédée Péret
Nenhum comentário:
Postar um comentário