Ressalto, aqui, passagens de artigos escritos por quatro religiosos sobre o significado do nascimento do Menino Jesus
... se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o num coxo, porque não havia lugar para eles... (Lucas 2:6-7)
¨ Deus nos surpreende não pelo poder a modo dos grandes desse mundo, mas pela simplicidade, pela fraqueza, pela gratuidade indefesa de nascer menino. ¨ ( J. B. Libânio)
¨ Naquele Menino, Deus entrou em nossa história pela porta dos fundos. Não como filho de César ou do faraó. Mas de um carpinteiro e uma camponesa. Filho de uma família tão pobre que não encontrou lugar em Belém. Teve de nascer como um sem-terra, no cocho, lá onde se guardam animais. Quantas vezes Jesus não encontra lugar também no presépio do nosso coração! Este impregna-se de vaidade, ódio, prepotência, sem que haja lugar para o filho de Maria e José. O próprio Jesus adverte: ¨Felizes os que tem espírito de pobres. ¨ (Mt 5,3)
Celebrar a irrupção de Jesus é nos fazermos presentes ao outro, imagem e semelhança de Deus. Na medida que somos presentes a outras vidas, como dom gratuito, reatualizamos o verdadeiro sentido do Natal. ¨ (Frei Betto)
¨ Na Encarnação de Deus na história, no galileu de Nazaré, se misturam cotidianamente fé e política, sagrado e profano, pessoal e social, céu e terra. ¨ ( Frei Gilvander)
¨ Natal se atualiza em gestos de promover excluídos.
Natal convoca e educa para construir igualdade.
Natal é braço estendido, horizonte ampliado.
Ao se promover amor e justiça anuncia-se o Natal.
Natal nos mobiliza a fim de investir nossos dons.
Natal se festeja ao aquecer relações fraternas. ¨ ( Frei Cláudio van Balen)
¨ ... se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o num coxo, porque não havia lugar para eles... (Lucas 2:6-7)
...não havia lugar ...
O menino está entre nós, sem teto.São muitos ... com suas famílias acampadas, pois não há lugar para elas.
Desejo a você um Natal Solidário e um ano novo cheio de Justiça e a Paz! (Frei Rodrigo Péret)
¨ Natal é nascimento, renascimento. Vamos nos comprometer ... para que brote e prevaleça a vida. Que neste Natal não esperemos presentes, mas que nos façamos presentes lá onde se luta pela vida. ¨ (Frei Rodrigo Péret)
Fontes:
Natal, por J. B. Libânio pensaeaiblogspot.com.br/2013/12/natal-por-j-b-libanio
Receita de Natal, por Frei Betto pensaeaiblogspot/2014/12/receita-de-natal-por-frei-betto
Natal: O Divino entre Nós.Frei Gilvander pensaeai.blogspot.com.br/2014/12/natal=o-divino
Natal, hoje e sempre: Frei Cláudio van Balen pensaeai.blogspot.com.br/2015/12/natal-hoje-e-sempre
Feliz Natal com Solidariedade, Justiça e Paz!!! Frei Rodrigo Péret www.falachico.org/2013/12/ feliz-natal-com-solidariedade
Natal dos despercebidos. Frei Rodrigo Péret www.falachico.org/2011/12/natal-dos-despercebidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário