Por Luiz Ricardo Péret
Dando sequência a matéria sobre a segunda grande restauração do Conjunto Arquitetônico do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (1973-1974), nesta segunda parte, apresento fotos que registraram momentos importantes das obras de restauração do Santuário.
O arquiteto e diretor executivo do IEPHA/MG Luciano Amédée Péret (ao centro), responsável pelas obras de restauração do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos com o paisagista Roberto Burle Marx, responsável pelo ajardinamento (à direita) e o funcionário Rafael (à esquerda) - Foto: Assis Alves Horta -
As fotos, a seguir, são de autoria do fotógrafo Assis Alves Horta.
Ao lado, Assis dá uma pausa em seu trabalho para ser fotografado - Congonhas, 1973.
Início do calçamento no Jardim dos Passos
Obras no Jardim dos Passos e vista dos andaimes nas capelas
Jardim do Passos, terraplanagem para grama. Observa-se também capela em reforma e as casas do Beco dos Canudos, uma das vias do entorno do Santuário, que passou também por reforma.
Início do calçamento da Praça da Basílica
Reforma do telhado da Basílica
Vista de outro ângulo a reforma do telhado da Basílica.
Reconstrução do muro divisório com o Beco dos Canudos Reforma da Capela 6
Muro que liga o 1º Passo ao 2º visto pelo Beco dos Canudos Calçamento e ajardinamento dos Passos |
No próximo artigo, a última parte sobre a segunda grande restauração do Santuário de Congonhas, com fotos da conclusão das obras.
O trabalho de especialistas e de vários outros trabalhadores, muitos no anonimato (aqui representados pelo Rafael) vem ao longo dos anos contribuindo para a conservação, proteção e preservação do patrimônio histórico.
Fonte: Acervo Luciano Amédée Péret
Nenhum comentário:
Postar um comentário